PUB
PUB
Internacional
Elizabeth Helen Godwin, a primeira mulher a integrar os Life Guards, morreu aos 28 anos
Elizabeth Helen Godwin
Redação Lux em 6 de Outubro de 2025 às 10:54

A capitã Elizabeth Helen Godwin, de 28 anos, a primeira mulher a integrar os Life Guards, o regimento mais antigo e prestigiado do Exército britânico, morreu tragicamente num acidente de viação em Surrey, a 5 de setembro.

Godwin juntou-se aos Life Guards em 2020, tendo recebido a Espada de Honra na Academia Militar de Sandhurst, distinção atribuída ao melhor oficial do seu curso. Ao longo da carreira, participou em importantes cerimónias de Estado, incluindo o funeral da rainha Isabel II e a coroação de Carlos III.

Numa das suas últimas entrevistas, em 2023, recordou um momento especial durante a coroação, quando, ao escoltar a carruagem real no Palácio de Buckingham, trocou um olhar com a princesa Charlotte, descrevendo-o como “mágico”.

Praticante de polo e hóquei pelo Exército, Godwin era reconhecida pelos colegas como uma oficial brilhante e dedicada. O seu comandante, tenente-coronel Tom Armitage, sublinhou que, embora a história a registe como a primeira mulher no regimento, ela própria preferiria ser lembrada apenas como “uma jovem oficial talentosa, determinada a servir o rei e o país”.

O funeral militar realizou-se em Londres, no Wellington Barracks, com uma despedida sentida de camaradas e familiares, que a recordaram como uma líder inspiradora, dinâmica e com um futuro promissor interrompido demasiado cedo.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção