PUB
PUB
Internacional
Jesse Eisenberg recebe cidadania polaca após 'A Verdadeira Dor'
Jesse Eisenberg - Antestreia de "Batman v Super-Homem: O Despertar da Justiça", em Londres 22.03.2016 Foto: Reuters
Redação Lux em 7 de Março de 2025 às 14:51

Jesse Eisenberg foi reconhecido com a nacionalidade polaca pelas mãos do presidente da Polónia, Andrzej Duda, numa cerimónia em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Em maio de 2024, durante as filmagens de 'Uma Verdadeira Dor', escrito, realizado e interpretado por Jesse Eisenberg, este pediu cidadania polaca, um direito  concedido a descendentes de polacos que nasceram ou viveram na Polónia após 1920.

A ideia do filme surgiu em 2019, após a morte da sua tia-avó, que fugiu da Polónia para os Estados Unidos durante o Holocausto. 'Uma Verdadeira Dor' conta a história de dois primos americanos que viajam para a Polónia para homenagear a avó, uma sobrevivente do Holocausto.

"Enquanto estávamos a filmar este filme na Polónia, e eu andava pelas ruas e começava a sentir-me um pouco mais confortável no país, ocorreu-me uma coisa tão óbvia, que é o facto de a minha família ter vivido neste lugar durante muito mais tempo do que nós vivemos em Nova Iorque. Para além da tragédia da história, há também a tragédia de a minha família já não sentir qualquer ligação à Polónia, o que me entristeceu e me confirmou a vontade de tentar restabelecer os laços o mais possível", declarou o ator de 41 anos. 

'Uma Verdadeira Dor' foi nomeado para as categorias de Melhor Argumento Original e Melhor Ator Secundário na 97.ª edição dos prémios dos Óscares e o ator Kieran Culkin ganhou o Oscar de melhor ator secundário.

 

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção