PUB
PUB
Internacional
Lima Duarte celebra ‘O Salvador da Pátria’: 'Fiz grandes personagens, mas não tenho dúvida de que o Sassá Mutema é definitivo”
Lima Duarte Foto: Bazilio Calazans
Redação Lux em 7 de Dezembro de 2021 às 13:29

Exibida originalmente em 1989, a novela ‘O Salvador da Pátria’ acaba de chegar ao Globoplay no projeto de resgate dos clássicos da dramaturgia. Escrita por Lauro César Muniz, com direção de Paulo Ubiratan e supervisão de Daniel Filho, a obra marcou a carreira do ator Lima Duarte, que relembra com carinho o inesquecível Sassá Mutema.

“Fiz grandes personagens, mas não tenho dúvida de que o Sassá é definitivo. Um homem ignorante, que não sabe ler e escrever, mas que evolui do início ao fim da história. Ama com todo o seu coração a sua mãezinha e, com o passar da novela, transfere esse sentimento à professora Clotilde”, recorda Lima Duarte, emocionado.

Na trama, o deputado Severo Blanco (Francisco Cuoco) é marido de Gilda (Susana Vieira), pai de Sérgio (Maurício Mattar) e Rafaela (Narjara Turetta), e amante de Marlene (Tássia Camargo). Dono da maior fábrica de sumos da região, é capaz de fazer de tudo para evitar que a sua relação extraconjugal venha a público, apesar de o assunto já ter chegado aos ouvidos do radialista Juca Pirama (Luis Gustavo), que explora o caso.

Para evitar suspeitas, Severo decide arquitetar o casamento da sua amante com o ingénuo Sassá Mutema (Lima Duarte), um homem simples que vive da colheita de laranjas. A reviravolta da história começa quando Juca e Marlene são encontrados mortos e Sassá é apontado como o principal suspeito do crime. Ele é preso, mas luta para provar a sua inocência com o apoio da professora Clotilde (Maitê Proença), por quem se apaixona. “A grande lição que Sassá aprendeu com a professorinha foi a paixão. A forma como ele se declarava para Clotilde era fantástica, com cenas incríveis, lembro até hoje. Me pergunto se os sentimentos valem da mesma forma nos dias de hoje. Será? É isso que espero compreender com a chegada da novela no Globoplay”, celebra o ator.

A novela ainda conta com a participação de grandes nomes da dramaturgia brasileira, como Lucinha Lins, Natália Lage, Suzy Rêgo, Betty Faria, além dos saudosos Luis Gustavo e José Wilker, entre outros.

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção