PUB
PUB
Internacional
Morreu José Eduardo dos Santos
José Eduardo dos Santos (Tiago Petinga, Lusa)
Redação Lux em 8 de Julho de 2022 às 13:30

José Eduardo dos Santos, ex-presidente de Angola, morreu, no dia 8 de julho, aos 79 anos, numa clínica em Barcelona, onde estava internado.

O anúncio da morte do antigo líder angolano, que esteve no poder quase 40 anos, foi feito pela Presidência da República angolana:

«O Executivo da República de Angola leva ao conhecimento da opinião pública nacional e internacional, com um sentimento de grande dor e consternação, o falecimento de Sua Excelência o ex-Presidente da República, Engenheiro José Eduardo dos Santos, ocorrido hoje às 11h10 [10:10 em Lisboa], (...) após prolongada doença».

José Eduardo dos Santos sucedeu a Agostinho Neto como Presidente de Angola em 1979 e deixou o cargo em 2017, cumprindo uma das mais longas presidências.

Oantigo chefe de Estado angolano morreu  a pouco mais de um mês de celebrar os 80 anos. José Eduardo dos Santos estava internado no Instituto de Cardiologia e Medicina Interna, do Centro Médico Teknon, em Barcelona, Espanha, onde dera entrada a 23 de junho, em estado crítico, vítima de um AVC. Em Angola, foram decretados sete dias de luto nacional e o Governo declarou que pretende fazer um funeral de Estado em Luanda, uma decisão que não está ainda confirmada, devido à oposição de alguns membros da família a que o corpo de José Eduardo dos Santos seja sepultado em Angola.

Nas redes sociais, Tchizé dos Santos, filha do antigo presidente, fez questão de homenagear o pai: “Deste tudo de ti. Fizeste o melhor que podias e sabias. Consentiste sacrifícios além dos limites da resiliência humana. Sofreste e morreste calado pela preservação da paz e estabilidade do teu país, pelo teu amado povo. Orgulho-me profundamente da tua devoção e disciplina. Sinto-me abençoada por ter a responsabilidade de continuar a honrar e defender tamanho legado. Orgulho de ti meu pai. És grande para sempre.”

Também Isabel dos Santos, a filha mais velha, declarou o seu pesar: “Te amo pra todo sempre… serei sempre tua filha… serás sempre meu pai… E um dia nos voltamos a ver…. E a conversar como sempre… Na tua última hora, queria estar ao teu lado, como tu estiveste ao meu lado pra mim, desde a minha primeira hora, como tu estiveste ao meu lado, e me apoiaste na minha vida nos momentos mais felizes e nos momentos mais difíceis.”

José Eduardo dos Santos foi presidente de Angola entre 1979 e 2017, tendo sido um dos líderes mundiais com maior longevidade. Deixa oito filhos.

Retificação: Por lapso, foi escrito originalmente que José Eduardo dos Santos deixou dez filhos. Essa incorreção foi igualmente mencionada na edição em papel da Revista Lux

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção