PUB
PUB
Internacional
Dalai Lama pede desculpa pela forma "inocente e divertida" com que interagiu com uma criança
Richard Gere encontra-se com Dalai Lama Foto: Reuters
Redação Lux em 10 de Abril de 2023 às 14:54

Dalai Lama pediu desculpa, esta segunda-feira, dia 10 de abril, pela forma "inocente e divertida" com que interagiu com uma criança, no templo do Dalai Lama, em Dharamshala, beijando-a na boca e pedindo-lhe para chupar a sua língua.

"Sua santidade deseja desculpar-se com o menino e a sua família, bem como com os seus muitos amigos em todo o Mundo, pela dor que suas palavras podem ter causado. Sua santidade costuma provocar as pessoas que conhece de maneira inocente e divertida, mesmo em público e diante das câmaras. Ele lamenta o incidente", pode ler-se num comunicado publicado no Twitter.

A situação ocorreu em fevereiro deste ano quando o chefe de Estado tibetano, de 87 anos, participou numa audiência de cerca de 100 estudantes que terminaram os estudos na Indian M3M Foundation e ganhou grande repercussão com críticas ferozes nas redes sociais, a denunciar um caso de pedofilia.

Durante o evento, um menino aproximou-se do Dalai Lama perguntando se o poderia abraçar. Dalai Lama respondeu afirmativamente e a criança subiu à plataforma onde este se encontrava. O Dalai Lama deu então um beijo na boca do rapaz e disse-lhe que podia "chupar-lhe a língua", encostando a testa à sua.

Como se pode ver no vídeo, a plateia ri alegremente, sem notar qualquer "maldade" no ato.

O atual Dalai Lama, Tenzin Gyatso, vive no exílio desde 1959, quando ele e muitos seguidores fugiram do Tibete depois que a China invadiu o país. Desde então, tem vivido principalmente na Índia, onde estabeleceu o governo tibetano no exílio e continua a promover a causa do Tibete e a filosofia budista. O Dalai Lama é considerado uma figura espiritual importante e um líder político pelos tibetanos e por muitos outros ao redor do mundo.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção