PUB
PUB
Internacional
Morreu Constantino, o último Rei da Grécia
Casamento de Nicolás da Grécia e Tatiana Blatnik (Lusa)
Redação Lux em 11 de Janeiro de 2023 às 09:03

Constantino, último Rei da Grécia e irmão da rainha Sofia de Espanha, morreu aos 82 anos, após vários dias internado no centro médico Hygeia, em Atenas.

Perante o agravamento do seu estado de saúde, em meados de dezembro, o tio de Felipe VI foi inicialmente transferido para o centro médico Kranidi, em Emionida, próximo a Porto Jeli, onde morava e depois de estabilizado, foi transferido para o hospital da capital helénica onde veio a falecer.

Ao seu lado até ao final teve a mulher, Ana María; os seus filhos e irmãs, a rainha Sofia e a princesa Irene, que chegaram de Roma, onde assistiram ao funeral de Bento XVI.

Filhodo Rei Paulo e da Rainha Federica, irmão do meio da Rainha Sofia e da Princesa Irene, e neto, bisneto, tataraneto de Reis e Czares, assim como do Imperador da Alemanha, Constantino nasceu a 2 de junho de 1940, em Villa Psychiko, Atenas. Era o terceiro na linha de sucessão ao trono e, portanto, herdeiro daCasa de Schleswig-Holstein-Sonderburg -Glücksburg, também chamada Casa de Glücksburg, um ramo da dinastia dinamarquesa de Oldenburg.

A instabilidade política da guerra e do pós-guerra não facilitariam a vida de seu tio, o rei George II, exilado da Grécia em 1941. Logo após o seu nascimento, a família real grega foi obrigada a abandonar a capital e fugir para Creta, que acabaria sob ocupação nazi.

Sob perigo de captura pelas tropas alemãs, o rei Jorge II ordenou que o seu irmão Stephen Paul (Paulo I)  escapassem para Alexandria, no Egito. Buscando asilo político, o príncipe e a sua família foram obrigados a deixar o Egito e foram para a Cidade do Cabo, na África do Sul onde nasceu a princesa Irene, em 11 de maio de 1942.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial e depois de um referendo em 1946, após as eleições gerais, Jorge II e a sua família regressaram a Atenas. O rei Jorge morreu no dia de abril de 1947 sem descendência, e o seu irmão ascendeu ao trono naquele dia. Constantino herdou o trono com a morte de Paulo I em 1964. Um ano depois, quando os tumultos estouraram em julho de 1965 após a renúncia de George Papandreou como primeiro-ministro, que degenerou num golpe militar, Constantino foi forçado a aceitar fortes pressões para manter a segurança de seu povo como prioridade máxima sofrendo as consequências: exílio (em Roma, em Cambridge, em Londres) e expropriação das suas propriedades.

Constantino e Ana Maria da Grécia casaram-se a 18 de setembro de 1964 e tiveram cinco filhos:  Alexia, Pablo, o herdeiro, Nicholas, Theodora, e Philippos.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção