Michael Sheen usou o seu dinheiro para pagar as dívidas a 900 pessoas da sua terra natal - Port Talbot, no País de Gales."As pessoas acordaram sem dívidas. Foi como um novo começo para elas", congratulou-se Sheen que, em 2021, se declarou um ator "sem fins lucrativos", prometendo usar todo o dinheiro que ganhasse para boas causas.
O ator abriu uma empresa para comprar estas dívidas no mercado de dívidas em segunda mão por cerca de 120 mil euros e liquidou assim 1,19 milhões de euros em dívidas.
Esta iniciativa fez parte de um projeto que transformou em documentário - Michael Sheen's Secret Million Pound Giveaway” ("A doação secreta de um milhão de libras de Michael Sheen) - com a missão de destacar os problemas do atual sistema de crédito britânico, denunciando o sistema "injusto" que prende milhares de famílias em dificuldades.
O ator revelou que o processo acabou por durar mais do que esperaria inicialmente, dois anos, e acarretou mais custos do que o inicialmente previsto. "Financeiramente as coisas mudaram... Ironicamente, eu não tenho a certeza se consigo pagar isto. Mas vou fazê-lo porque fiz um compromisso. E porque sei que este problema não vai desaparecer. (...) Não poderia ser mais real o quanto as pessoas estão a sofrer".
O ator já tinha antes vendido propriedades para financiar projetos sociais como o Homeless World Cup 2019, um campeonato de futebol destinado a apoiar pessoas em situação de sem abrigo.