PUB
PUB
Internacional
Steven Tyler nega acusações de abuso que remontam aos anos 70
Steven Tyler - 2016 Billboard Awards em Las Vegas 22.05.16 Foto: Reuters
Redação Lux em 12 de Abril de 2023 às 16:41

Steven Tyler negou as acusações de agressão sexual que remontam a 1973 a uma jovem que na altura tinha 16 anos e que clama, num processo que deu entrada em dezembro de 2022,  que o artista, na altura com 25 anos, a forçou a fazer um aborto.

O músico defendeu-se dizendo que a mulher consentiu no seu relacionamento sexual e que ele tinha imunidade como seu tutor legal na época, de acordo com documentos obtidos pela Rolling Stone.

Tyler, de 75 anos, também pediu o arquivamento do processo, citando 24 defesas que negam as acusações. O cantor também alegou que a vítima, Julia Misley, anteriormente conhecida como Julia Holcomb, “não sofreu nenhum ferimento ou dano como resultado de qualquer ação do réu”.

Julia Holcomb Misley, de 65 anos, deu entrada em dezembro de 2022 com um processo em que acusa o cantor de agressão sexual, coerção de aborto e infâmia involuntária sob a Lei de Vítimas Infantis, que permite aos sobreviventes de abuso sexual na infância abrirem processos civis mais tarde.

"Porque sei que não sou a única a sofrer abusos na indústria musical, sinto que é altura de tomar esta posição. Quero que esta ação exponha uma indústria que protege criminosos famosos, para limpar e responsabilizar uma indústria que explorou e permitiu que eu fosse explorada por anos, junto com tantas outras crianças e adultos ingénuos e vulneráveis".

Julia Holcomb Misley conta que conheceu Steven Tyler em 1973 depois de um concerto em Portland, aos 16 anos  e que este a levou para o seu hotel onde, sabendo da sua idade, "fez vários atos de conduta sexual criminosa" e depois chamou um táxi para levá-la a casa. No processo, consta ainda que Tyler lhe pagou um bilhete de avião para que esta fosse a um concerto da banda e que "abusou" dela após o concerto  descrevendo uma relação de três anos em que o músico usaria da sua influência como estrela rock para manipular a fã sexualmente.

Misley diz Tyler a convenceu a não regressar a casa e a deixar de estudar para viajar com ele em digressão convencendo a mãe de Julia a passar-lhe a guarda da filha para que esta pudesse viajar livremente com ele, com a promessa de que Julia retomaria os estudos depois e oferecendo-se para os suportar.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção