PUB
PUB
Internacional
Nicolas Sarkozy condenado
Carla Bruni e Sarkozy - Sarkzoy - Campanha para a presidência da UMP Boulougne-Billancort Foto: Reuters
Redação Lux em 15 de Fevereiro de 2024 às 10:05

Nicolas Sarkozy foi condenado a um ano de prisão, seis meses de pena suspensa e seis de pena efetiva, no processo do “caso Bygmalion” relacionado com financiamento ilegal da campanha presidencial que perdeu em 2012  para François Holland. O antigo presidente francês, de 68 anos, viu assim reiterada a condenação que já lhe tinha sido atribuída  em primeira instância, em setembro de 2021.

A equipa de Sarko zy gastou 42,8 milhões de euros na campanha, quase o dobro do que é permitido pela lei francesa que determina  22,5 milhões de euros como teto máximo. Para ocultar os gastos, a equipa do antigo presidente contratou a empresa de comunicação Bygmalion, que usou um esquema de faturas falsas.

Sarkozy já foi condenado mais duas vezes, por tráfico de influências e corrupção ativa pelo financiamento ilegal da campanha presidencial de 2007 (de cujas sentenças recorreu) tem outro julgamento pendente no início de 2025, pelo financiamento da campanha de 2007 com dinheiro líbio, de acordo com a agência espanhola EFE.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção