PUB
PUB
Internacional
Juan Carlos de Espanha nega existência de uma filha ilegítima
Juan Carlos e Felipe de Espanha na cerimónia militar da Ordem de Santo Ermenegildo Foto: Reuters
Redação Lux em 15 de Maio de 2023 às 17:37

O Rei emérito, de 85 anos, decidiu, numa rara atitude pública, desmentir que tem uma filha ilegítima. A história, contada no livro “King Corp – O império nunca contado de Juan Carlos I”,  foi escrita pelos jornalistas José María Olmo y David Fernández e afirma que o pai de Felipe VI teve uma filha, chamada Alejandra, fruto de uma relação extraconjugal com uma aristocrata.

A obra não apresenta muitos pormenores sobre esta filha ilegítima, que terá nascido no final da década de 70, mas afirma que a sua existência é do conhecimento da família real espanhola e de alguns amigos próximos de Juan Carlos, e que o rei emérito lhe prestava ajuda financeira. Segundo o El Confidencial, que cita o livro, Juan Carlos e a mãe de Alejandra ter-se-ão conhecido quando jovens, através de amigos comuns. A mesma publicação refere que Alejandra trabalhou no mundo da moda. No entanto, Juan Carlos fez questão de negar toda a história.

Contactado pelo jornal El Mundo, referiu: “Não é verdade. Não tenho nenhuma filha chamada Alejandra.” Esta não é a primeira vez que se fala de filhos ilegítimos de Juan Carlos. O mais mediático, Albert Solà, morreu subitamente em outubro passado, aos 66 anos, sem nunca conseguir um teste de paternidade e confirmar assim as suas suspeitas.

Durante a sua luta, Solà conheceu Ingrid Sartiau, uma belga a quem a mãe lhe garantiu ser filha do rei emérito. Os supostos filhos entraram com ações de investigação de paternidade em outubro de 2012, que foram sempre rejeitados pelos tribunais espanhóis.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção