PUB
PUB
Internacional
Robert De Niro critica Trump no Festival de Cannes
Robert De Niro critica Trump no Festival de Cannes
Redação Lux em 16 de Maio de 2025 às 09:48

Durante a cerimónia de abertura do Festival de Cannes 2025, Robert De Niro foi homenageado com a Palma de Ouro honorária e aproveitou o momento para fazer um discurso fortemente crítico a Donald Trump e à ameaça que considera que este representa para a cultura e a democracia.

Ao subir ao palco, o aclamado ator não poupou palavras, descrevendo Trump como uma figura “autocrática” e “perigosa”, que tentou enfraquecer instituições culturais e manipular valores democráticos. “A arte é uma ameaça para ditadores e fascistas, porque promove a verdade e a empatia — tudo o que eles desprezam”, afirmou De Niro, perante uma audiência comovida e aplaudida.

Além de criticar o impacto político do ex-presidente norte-americano na cultura, De Niro também denunciou os cortes de financiamento às artes, bem como as tentativas de politizar instituições culturais dos EUA. “Não podemos apenas sentar e assistir como no cinema, temos de agir agora — sem violência, mas com grande paixão e determinação”, apelou o ator.

A homenagem foi introduzida por Leonardo DiCaprio, que com emoção reconheceu o papel fundamental que De Niro teve na sua carreira. O festival, que decorre até 24 de maio, reafirmou, com este momento, o seu papel como espaço de resistência artística e de reflexão política global.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção