PUB
PUB
Internacional
Shakira: "Há um lugar especial no inferno para as mulheres que não apoiam as outras"
Shakira Foto: Arquivo Lux
Redação Lux em 17 de Março de 2023 às 12:03

Foi em junho do ano passado que Shakira e Piqué anunciaram a separação, ao fim de 11 anos de casamento. Desde aí, com o divórcio oficializado apenas em dezembro, têm sucedido polémicas que atingiram o seu ponto máximo com Shakira a cantar “indiretas” ao ex-marido, e à nova namorada deste, na música, “Shakira Bzrp Music Sessions 53”, lançada em janeiro. Um sucesso que pôs muita gente a cantar em coro: “Uma loba como eu não é para os novatos. Uma loba como eu não é para tipos como tu (...) Trocaste um Ferrari por um Twingo, trocaste um Rolex por um Casio,as mulheres não choram, as mulheres faturam.”

Em entrevista ao jornalista Enrique Acevedo e ao canal mexicano Las Estrellas, a cantora colombiana, de 46 anos, falou sobre o divórcio e a polémica canção que tanto teve de sucesso e apoio, como gerou uma onda de contestação pela forma como Shakira atacou publicamente, e expondo detalhes domésticos, o pai dos seus filhos.

“A arte tem, antes de mais, a função de incomodar (...) o meu papel é dar voz a quem não pode falar”, comentou, reforçando a sua postura de ataque: “Há um lugar especial no inferno para as mulheres que não apoiam as outras.”

Apesar de nunca mencionar o nome do ex-marido, conta como foram os momentos mais difíceis, as lições de vida que tem tirado da separação e sobre os filhos, Milan, de 10 anos, e Sasha, de 8. Tal como já tinha assumido em entrevista à Elle, em setembro, a artista voltou a dizer que sempre acreditou “no amor para sempre” e no casamento: ”Tive esse sonho de ter uma família em que os filhos contassem com um pai e uma mãe debaixo do mesmo teto (...) Nem todos os sonhos da vida se concretizam, mas a vida encontra uma forma de te compensar de alguma maneira e creio que comigo isso aconteceu com estes dois filhos estupendos, maravilhosos, que me enchem de amor todos os dias. Tenho dois filhos que dependem de mim e tenho de ser, mais do que nunca, uma leoa.” Refletindo sobre a sua postura no relacionamento, a cantora assume: “Sempre fui demasiado dependente, a nível emocional, dos homens, era apaixonada pela ideia do romance e acho que esta historieta, de alguma maneira, me levou a uma outra perspetiva e sinto  agora que sou suficiente. (...) Quando uma mulher tem de enfrentar os combates da vida, sai fortalecida e quando te fortaleces é porque aprendeste a conhecer as tuas próprias debilidades, a aceitar a tua vulnerabilidade, a expressar o que sentes, a dor.”

Shakira não tem dúvidas de que todo este processo a está a tornar mais forte: “O difícil para o ser humano quando tem de enfrentar situações inesperadas é que não sabe como vai reagir. Não acreditamos na nossa própria resiliência e eu não sabia que poderia tornar-me mais forte. Sempre acreditei que era mais frágil, e é verdade que tenho de tudo um pouco, mas tenho que ter fé, fé em mim mesma.”

Shakira e Piqué começaram a namorar em 2010. Antes, a cantora tinha sido casada com o advogado argentino Antonio de la Rúa, de quem se separou depois de 11 anos juntos, no mesmo ano em que assumiu a relação com Piqué

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção