Internacional
Estadia de Harry e Meghan no Canadá foi paga pelos contribuintes
Meghan Markle e Harry Foto: sussexroyal
Redação Lux em 17 de Junho de 2020 às 16:22

A "fuga" de Harry e Meghan para Vancouver, no Canadá, quando se afastarm da família real, terá saído do bolso dos contribuintes, o que está a levantar grande polémica..

A Canadian Taxpayers Federation, grupo de defesa dos cidadãos que visa reduzir impostos, alega ter tido acesso a documentos que provam que a Real Polícia Montada do Canadá gastou cerca de 37 mil euros em segurança entre os dias 18 de novembro de 2018 e 19 de janeiro de 2020.

“Não é uma quantia pequena, especialmente se considerarmos que foi o dinheiro dos contribuintes que cobriu as contas de um dos casais mais famosos e abastados do mundo. E só mostra custos relacionados com horas extras, viagens, refeições, despesas ocasionais e acomodações”, disse Aaron Wudrick, diretor do grupo, em declarações à Fox News.

Recorde-se que, logo em janeiro, mais de 80 mil canadianos assinaram uma petição para exigir que casal custeasse as suas despesas enquanto estivesse no país.

Harry e Meghan, que sempre deram muita importância à segurança e chegaram a reforçar as medidas na sua mansão em Vancouver para protegê-la dos olhos de curiosos - deixaram clara a intenção de passarem a pagar as suas próprias escoltas recorrendo a um um modelo semelhante ao usado pelo ex-primeiro-ministro Tony Blair, ou seja, reembolsando os contribuintes pela proteção fornecida nos seus compromissos comerciais, que não têm a ver com a realeza.

O governo canadiano anunciou em fevereiro a sua recusa em continuar a suportar os custos de segurança do casamento, através de uma declaração emitida à CBC News, que explicava que, em poucas semanas, a Polícia Montada do Canadá deixaria de protegê-los.

Também à chegada aos Estados Unidos,  Donald Trump registiu, via Twitter,  que o Estado não ia pagar a segurança do casal ao que este respondeu que nunca pediu esse apoio.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção