O ator Eric Dane, conhecido pelos papéis em Grey’s Anatomy e Euphoria, deu a sua primeira entrevista televisiva desde que revelou publicamente em abril que foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida como Doença de Lou Gehrig.
Em conversa com o programa Good Morning America, Dane, de 52 anos, recordou os primeiros sinais da doença, que começaram há cerca de um ano e meio. "Comecei a sentir alguma fraqueza na mão direita. Na altura, pensei que talvez estivesse a escrever demasiadas mensagens ou que fosse apenas cansaço. Mas semanas depois estava pior, então fui consultar um especialista" contou recordando que após uma sequência de consultas com médicos da mão e neurologistas, a resposta chegou.
"Um dos neurologistas disse: ‘Isto está muito acima do meu nível’. Nunca me vou esquecer dessas três letras. Estão comigo no segundo em que acordo."
A ELA é uma doença neurológica degenerativa que afeta as células nervosas responsáveis pelo controlo muscular. Com o tempo, vai comprometendo a mobilidade e a função motora. Atualmente, não existe cura conhecida.
Eric Dane revelou que a sua mão e braço direitos "deixaram de funcionar completamente", e teme que o lado esquerdo venha a seguir: "Sinto que talvez dentro de alguns meses, também já não terei a mão esquerda a funcionar. O pensamento de perder a mobilidade das pernas é... inquietante", admitiu.
O ator diz estar focado no que mais importa: a sua família e o trabalho, enquanto for possível: "No fim do dia, tudo o que quero é passar tempo com a minha família e, se puder, trabalhar um pouco."
Dane é pai de duas filhas adolescentes, fruto do casamento com a atriz Rebecca Gayheart. Embora se tenham separado, continuam próximos: "Falo com ela todos os dias. Conseguimos tornar-nos melhores amigos e melhores pais. Ela é provavelmente a minha maior campeã, o meu apoio mais firme. Apoio-me muito nela."
Ainda que a doença imponha desafios duros, o ator recusa a ideia de que este seja o capítulo final da sua história: "Não sinto que esta seja a minha despedida. No meu coração, não sinto que este seja o fim para mim."