PUB
PUB
Internacional
Redação Lux em 17 de Novembro de 2020 às 18:00
Jill Biden, mulher do futuro presidente dos EUA, faz história ao manter o seu emprego
1/4 - Joe e Jill Biden Foto: DR
2/4 - Jill Biden Foto: DR
3/4 - Joe e Jill Biden com as netas, Naomi e Natalie, a filha, Ashley, e a neta, Finnegan Foto: DR
4/4 - Joe Biden e Jill com os filhos do primeiro casamento de Joe, Hunter e Beau, e a filha em comum, Ashley Foto: DR

A mulher do presidente eleito dos Estados Unidos, Jill Biden, já está a marcar diferença. A nova
primeira-dama é professora de Inglês e já fez saber que irá continuar a lecionar na Universidade da Virgínia do Norte, onde dá aulas há uma década. Um dado confirmado pelo porta-voz da futura primeira-dama, Michael LaRosa.

No primeiro discurso de vitória, Joe Biden dirigiu-se também aos educadores norte-americanos, realçando que não serão esquecidos, muito pelo contrário: “Para os educadores este é também um grande dia. Terão um de vocês na Casa Branca”, disse, referindo-se à mulher. No entanto, apesar de continuar a exercer a sua profissão, Jill, de 69 anos, irá igualmente desempenhar as suas funções de primeira-dama, tendo como prioridades temas como a educação, as famílias de militares e veteranos e doenças oncológicas. Temas que lhe são próximos e aos quais deu o seu contributo quando o marido foi vice-presidente no mandato de Barack Obama.

Jill e Joe Biden conheceram-se em 1975, três anos depois de Joe ter perdido a mulher, Neilia Hunter, e a filha, Naomi, num trágico acidente de automóvel, em 1972. Em declarações à revista Vogue, Jill contou que só à quinta vez aceitou o pedido de casamento de Joe, nove anos mais velho, porque queria ter a certeza de que os filhos de Joe, que sobreviveram ao fatídico acidente, Beau e Hunter, não iriam perder novamente uma mãe. E o certo é que mais de 40 anos depois, Jill e Joe continuam juntos e juntos superaram mais uma perda trágica, a morte de Beau, aos 46 anos, com um tumor no cérebro, em 2015.

Também com Hunter, de 50 anos, Joe Biden passou momentos difíceis, tendo em conta a dependência deste do álcool e das drogas. Joe e Jill têm apenas uma filha em comum, Ashley Biden, de 39 anos.

No dia 20 de janeiro de 2021, Joe Biden irá tomar posse e Jill vai com certeza escrever algumas páginas na história do 46.º presidente dos Estados Unidos da América.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção