PUB
PUB
Internacional
Redação Lux em 19 de Abril de 2022 às 18:22
Príncipe Carlos e Camilla no lugar da rainha Isabel II e príncipe Philip na Quinta-feira Santa
1/2 - Príncipe Carlos e Camilla no lugar da rainha Isabel II e príncipe Philip na Quinta-feira Santa
2/2 - Príncipe Carlos e Camilla no lugar da rainha Isabel II e príncipe Philip na Quinta-feira Santa

Isabel II não marcou presença este ano nas celebrações religiosas da Páscoa, que coincidiram com o período que assinala o primeiro aniversário da morte do príncipe Filipe (9 abril 2021).

Além de ter falhado a celebração da Páscoa este domingo, 17 de abril, na capela de São Jorge, em Windsor devido a acautelamentos com o seu estado de saúde, na quinta-feira santa, dia 14 de abril, foram o príncipe Carlos e a mulher, Camilla, que marcaram presença no Maundy Service, uma cerimónia religiosa da tradição anglicana, no final da qual há uma distribuição de dinheiro a pessoas das comunidades locais numa alusão à Última Ceia.

Nesta que foi a sua primeira Páscoa sem o príncipe Philip num casamento de 73 anos, o quadro que se repetia ao longo de décadas com Isabel II e o Duque de Edimburgo foi substituído nos seus protagonistas pelo filho mais velho do casal, o príncipe Carlos, herdeira da coroa britânica, acomoanhado pelo amulher Camilla Parker Bowles.

"Este ano tive o enorme privilégio de representar Sua Majestade a Rainha no serviço da Quinta-feira Santa, quando os cristãos lembram que a humildade e o sacrifício estão no centro de nossa fé. Naquele culto, que tantas vezes assistiu a minha mãe ao longo dos anos, o meu pai, o duque de Edimburgo, sempre leu o Evangelho que conta como na noite da Última Ceia, Jesus se ajoelhou diante de seus discípulos e lavou os seus pés cansados ​​da viagem. Nosso Senhor lhes disse que fez isso para dar-lhes um exemplo de como cuidar e servir uns aos outros. É uma mensagem que eles nunca esqueceram, e é tão desafiadora hoje quanto era então. Hoje, milhões de pessoas se encontram deslocadas, cansadas de sua jornada de lugares conturbados, feridas pelo passado, temerosas do futuro – e precisam de acolhimento, descanso e bondade. Nos últimos anos, fiquei de coração partido com o sofrimento das vítimas inocentes de conflitos ou perseguições, algumas das quais encontrei e que me contaram histórias de tragédias indescritíveis, pois foram forçadas a fugir de seu país e procurar abrigo longe de casa. Mas em meio a toda essa tristeza e desumanidade, foi profundamente comovente ver quantas pessoas estão prontas para abrir suas casas para os necessitados e como ofereceram seu tempo e seus recursos para ajudar aqueles que enfrentam essa tristeza e dificuldade. Nesta Páscoa, como sempre, somos lembrados do exemplo atemporal de Nosso Senhor de bondade diante do sofrimento, de coragem diante do medo, de fé diante do desespero. Sua luz triunfou naquele tempo sombrio. Rezo de todo o coração para que seu exemplo inspirador possa nos ajudar a dissipar as trevas do mundo", declarou o príncipe de Gales na sua mensagem de Páscoa.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção