PUB
PUB
Internacional
Liz Truss apresenta a demissão, após 45 dias como primeira-ministra do Reino Unido
Crise política no Reino Unido: demissão de Liz Truss abre novamente a porta para Boris Johnson
Redação Lux em 20 de Outubro de 2022 às 22:00

Quarenta e cinco dias depois de ter assumido o cargo de chefe do Governo britânico, Liz Truss, de 47 anos, apresentou a demissão.

“Reconheço que, dada a situação, não posso cumprir o mandato para o qual fui eleita. Por conseguinte, falei com Sua Majestade, o rei, para o notificar de que me demito como líder do Partido Conservador”, disse frente ao número 10 de Downing Street.

Com um mandato difícil, Truss foi a última primeira-ministra de Isabel II. O seu plano de relançamento da economia fez com que perdesse dois dos seus ministros mais importantes e a confiança da maior parte dos deputados. Ainda pediu desculpa “pelos erros”, mas já não houve solução.

Truss foi a terceira mulher a ocupar o cargo e uma vencedora improvável. Durante a carreira política viu-se envolvida em várias polémicas. Em 2009, a sua candidatura ao parlamento foi posta em causa, depois de descoberta a relação com o deputado Mark Field, que pôs fim ao casamento do mentor, dez anos mais velho. Pouco antes da vitória foram divulgados vídeos de 1994, de quando era militante dos Liberais Democratas e defendeu a abolição da monarquia.

Casada com o contabilista Hugh O’Leary desde 2000, tem duas filhas, Liberty, de 16 anos, e Frances, de 13.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção