PUB
PUB
Internacional
Scarlett Johansson acusa OpenAI de imitar a sua voz
Scarlett Johansson como Viúva Negra no filme 'Os Vingadores 2'
Redação Lux em 21 de Maio de 2024 às 14:56

Scarlett Johansson acusou a OpenAI de imitar a sua voz. A atriz revelou que recusou uma proposta do consórcio de inteligência artificial (IA) responsável pelo ChatGPT para ceder a sua voz por motivos pessoais, em setembro de 2023, e ficou em choque quando ouviu uma imitação da sua voz. A empresa nega ter utilizado ou imitado a voz da artista sem o seu consentimento, e removeu a voz em causa - “Sky”  - da sua lista.

"Nove meses depois, os meus amigos, família e o grande público todos notaram quanto o novo sistema 'Sky' soava como eu. Quando eu escutei a demonstração divulgada, fiquei chocada, furiosa e descrente que o senhor Altman buscasse uma voz que soasse tão estranhamente como a minha que os meus amigos mais próximos e veículos de media não pudessem notar a diferença", comunicou a atriz.

"Numa época na qual estamos todos a lutar contra deepfakes e com a proteção da nossa própria imagem, do nosso próprio trabalho, das nossas próprias identidades, acredito que estas são questões merecem clareza absoluta", enfatizou  Scarlett Johansson.

A empresa defendeu-se: "Acreditamos que as vozes da IA não devem imitar deliberadamente a voz distinta de uma celebridade – a voz de Sky não é uma imitação de Scarlett Johansson, e pertence a uma atriz profissional diferente, usando a sua própria voz natural".

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção