Scarlett Johansson acusou a OpenAI de imitar a sua voz. A atriz revelou que recusou uma proposta do consórcio de inteligência artificial (IA) responsável pelo ChatGPT para ceder a sua voz por motivos pessoais, em setembro de 2023, e ficou em choque quando ouviu uma imitação da sua voz. A empresa nega ter utilizado ou imitado a voz da artista sem o seu consentimento, e removeu a voz em causa - “Sky” - da sua lista.
"Nove meses depois, os meus amigos, família e o grande público todos notaram quanto o novo sistema 'Sky' soava como eu. Quando eu escutei a demonstração divulgada, fiquei chocada, furiosa e descrente que o senhor Altman buscasse uma voz que soasse tão estranhamente como a minha que os meus amigos mais próximos e veículos de media não pudessem notar a diferença", comunicou a atriz.
"Numa época na qual estamos todos a lutar contra deepfakes e com a proteção da nossa própria imagem, do nosso próprio trabalho, das nossas próprias identidades, acredito que estas são questões merecem clareza absoluta", enfatizou Scarlett Johansson.
A empresa defendeu-se: "Acreditamos que as vozes da IA não devem imitar deliberadamente a voz distinta de uma celebridade – a voz de Sky não é uma imitação de Scarlett Johansson, e pertence a uma atriz profissional diferente, usando a sua própria voz natural".