PUB
PUB
Internacional
Juan Carlos de Espanha paga 679 mil euros para regularizar dívida fiscal
Rei Juan Carlos de Espanha abdica a favor do filho Foto: Reuters
Redação Lux em 21 de Dezembro de 2020 às 18:00

Juan Carlos de Espanha pagou uma dívida no valor de 678.393,72 euros para regularizar uma dívida fiscal no seu país.

Juan Carlos “apresentou às autoridades tributárias competentes, uma declaração sem requerimento prévio” para saldar a dívida e “continua, como sempre, à disposicão do Ministério Público espanhol para qualquer procedimento ou ação que considere apropriados”, diz o comunicado assinado pelo advogado Javier Sánchez-Junco.

Este pagamento voluntário não está relacionado com as alegadas fraudes fiscais, pelas quais o rei enemérito está a ser investigado, mas sim com o uso de cartões de crédito (por si e outros membros da família) vinculados a contas não registadas em seu nome, o que poderia constituir um possível crime de lavagem de dinheiro.

Segundo o El País, o uso dessas contas ocorreu entre 2016 e 2018, quando Juan Carlos já tinha abdicado do trono a favor do seu filho, Felipe VI, e perdido a imunidade.

Recorde-se que Juan Carlos deixou Espanha em agosto e foi viver para os Emirados Árabes Unidos como convidado do xeque Mohammed Bin Zayed, príncipe herdeiro de Abu Dhabi.

O rei emérito também está a ser investigado devido a uma possível cobrança de subornos pelas obras de um comboio de alta velocidade entre as cidades de Meca e Medina, na Arábia Saudita, realizadas por um consórcio espanhol.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção