Jay Leno obteve a tutela legal da sua mulher, Mavis Leno,de 78 anos, há um ano, após esta ter sido diagnosticada com demência. Numa entrevista recente ao programa In Depth with Graham Bensinger, Jay, prestes a completar 75 anos, afirmou que esta é a primeira grande adversidade que enfrentou na vida.
"Quando nos casamos, fazemos uma espécie de voto: 'Vou estar à altura disto? Ou vou ser aquele tipo ordinário que, se algo acontecer à minha mulher, vai andar a seduzir a funcionária da loja de conveniência?. Não, não fiz isso. Gosto de passar tempo com a minha mulher. Vou para casa, cozinho para ela, vemos televisão e está tudo bem." "É basicamente o que fazíamos antes, só que agora sou eu que a tenho de alimentar e fazer todas essas tarefas", continuou. "Mas gosto. Gosto de cuidar dela. Ela sempre foi uma mulher muito independente, e agrada-me sentir que sou necessário."
Ao falar sobre o que significa ter um parceiro de vida, comentou: "Não se trata apenas de achar alguém atraente e ter relações com essa pessoa. Vai chegar o momento em que terei de mostrar o meu valor. Acho que é isso que define um casamento. No fundo, é isso que é o amor. É o que se faz. E fico feliz por não ter fugido. Por não ter deixado tudo para andar com uma mulher com metade da idade dela ou qualquer outro disparate desses. Prefiro estar com ela do que fazer outra coisa qualquer."
Jay Leno conheceu Mavis nos anos 70, após uma atuação no famoso Comedy Store, e casaram-se em 1980.Jay e Mavis Leno nunca tiveram filhos e falaram publicamente sobre essa decisão. Mavis, em especial, referiu ao longo dos anos que nunca quis ser mãe. Jay respeitou completamente essa escolha e sempre apoiou a sua decisão.