PUB
PUB
Internacional
Roman Polanski detido na Suiça por abuso sexual de menor cometido há 32 anos
Roman Polansky
Redação Lux em 28 de Setembro de 2009 às 12:09
Roman Polanski foi detido no aeroporto de Zurique, na Suíça, devido a uma ordem internacional de captura assinada em 2005 e aguarda extradição para os Estados Unidos.

O caso de POlanski remonta a 1977, quando os pais de uma adolescente de 13 anos, Samantha Geimer, interpuseram uma queixa contra o cineasta, acusando-o de drogar e violar a jovem, que era modelo, aspirante a actriz.

O cineasta declarou-se culpado de manter «relações sexuais ilegais», tendo recebido ordem de detenção por três meses. No entanto, cumpriu apenas 47 dias.

No final de 1978, dias depois de uma reunião entre os seus advogados e um juiz que queria voltar a colocá-lo na prisão, Polanski, que gozava liberdade condicional sob fiança, apanhou um avião para a Europa e nunca mais voltou aos Estados Unidos.

Fixou-se em França, a terra natal da mãe que morreu nos campos de concentração de Auschwitz. O realizador é de origem judaica e casado com a actriz francesa Emmanuelle Seigner.

Samantha Geimer, a rapariga que acusou Polanski há 30 anos de a ter «violado» durante uma sessão fotográfica em casa do actor Jack Nicholson, já disse em várias ocasiões que queria ver o caso encerrado e que não guardava qualquer rancor em relação ao realizador.

Contudo, agora que Polanski se deslocou a Zurique para receber um prémio do Festival de Cinema, foi finalmente detido, aos 76 anos, e aguarda extradição para os EUA segundo os acordos de extradição firmados em Washington.

Os problemas com a Justiça norte-americana impediram-no de comparecer na Academia de Hollywood, em 2003, para receber o Óscar de melhor realizador pelo filme «O Pianista».

Roman Polanski, de 76 anos, «recusou o pedido de extradição de que é objecto por parte dos EUA», anunciou o advogado do realizador em França, Hervé Temime.

A porta-voz do procurador-geral de Los Angeles, Sandra Gibbons, afirma na edição de ontem do «Los Angeles Times» que a justiça californiana tentou «em duas ocasiões anteriores» deter o realizador no estrangeiro.

notícia actualizada 29.09.09 - 9.00 p.m
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção