PUB
PUB
Internacional
Redação Lux em 29 de Setembro de 2020 às 10:00
Cidade autossuficiente para resistir a qualquer pandemia

Uma cidade autosuficiente é a proposta da Guallart Architects que introduz um novo conceito para um conjunto habitacional na Nova Área de Xiong'an, China, projetada para produzir a sua própria energia e alimentos durante outro bloqueio por causa de um vírus.

“Não podemos continuar a projetar cidades e edifícios como se nada tivesse acontecido”, diz a Guallart Architects.

“A nossa proposta nasce da necessidade de dar solução às várias crises que estão a ocorrer ao mesmo tempo no nosso planeta, de forma a criar uma nova vida urbana, a partir da bioeconomia circular, que empodere cidades e comunidades”.

O estúdio espanhol incluiu no seu design estufas para o cultivo de alimentos, grandes telhados inclinados cobertos por painéis solares e oficinas repletas de impressoras 3D. O projeto venceu a categoria residencial e de comunidades numa competição para projetar novas tipologias urbanas para a Nova Área de Xiong'an, na China, administrada pelo governo local.

A área residencial está projetada para ser totalmente autossuficiente no caso de um bloqueio total. Os alimentos poderiam ser cultivados nas estufas que cobririam muitos dos edifícios, e as "fábricas digitais colaborativas" de pequena escala usariam impressoras 3D e máquinas de prototipagem rápida para fazer substituições de itens ausentes ou quebrados em caso de interrupção da cadeia de abastecimento.

Para criar o modelo, a Guallart Architects fundiu uma praça tradicional europeia em estilo de pátio com torres de habitação chinesas modernas, intercaladas com estufas. Composto por quatro blocos, o empreendimento mistura habitações com escritórios, comércio e mercado de alimentos, além de creche, piscina e corpo de bombeiros. Os edifícios seriam feitos de madeira laminada cruzada, já que a madeira é um recurso renovável.

Diferentes layouts de apartamentos poderiam acomodar casais com ou sem um ou dois filhos, bem como famílias multigeracionais, bem como casais idosos ou jovens solteiros que desejam partilhar instalações.

Terraços virados a sul para captar a luz solar e ajudara regular a temperatura das casas. No caso de outro bloqueio por pandemia, isso garantiria que cada família ainda tivesse acesso ao seu próprio espaço ao ar livre. Os apartamentos também incluem espaços adequados para trabalho remoto, com conectividade 5G como padrão.

O escoamento da água da chuva de superfícies duras seria coletado para reutilização e as áreas verdes teriam profundidade de solo suficiente para o plantio de vegetais.

Dentro das estufas, uma mistura de agricultura hidropônica e sistemas de luzes de cultivo de LED forneceriam instalações para a agricultura interna para complementar as plantações externas e jardins de ervas medicinais.

 

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção