PUB
PUB
Internacional
Jenna Ortega que vive o sucesso da sua personagem Wednesday, assume desconforto com o papel e a fama alcançada
Jenna Ortega Foto: Netflix
Redação Lux em 30 de Junho de 2023 às 18:30

Quando recebeu o e-mail com o convite para o papel de Wednesday, na série com o mesmo nome, na versão da Família Addams de Tim Burton, Jenna Ortega recusou. Em entrevista ao The Times, a atriz afirmou: “Tinha feito tantas séries de TV durante a minha vida. Tudo o que queria era fazer filmes”, explicou. “Estava com medo de que iniciar outra série, me impedisse de fazer outros trabalhos que realmente queria”, declarou.

Jenna Ortega, de 20 anos, ganhou notoriedade enquanto “criança Disney”, ao ser a protagonista da série “A Irmã do Meio”, um papel no qual, num dos episódios, parecia adivinhar o futuro: “Isto é o que acontece quando somos sete irmãos e se é a filha do meio. Se a minha família fosse uma semana, eu seria a quarta-feira”, afirmou na pele da personagem Harley Diaz.

Anos depois o convite para interpretar Wednesday (quarta-feira) chegou. Foram as conversas com Tim Burton que a convenceram a aceitar o desafio: “O Tim é uma lenda e aconteceu darmo-nos muito bem.” A série acabou por se tornar um fenómeno um pouco por todo o mundo, mas Jenna não ficou totalmente feliz, nem com o resultado, nem com a notoriedade que lhe trouxe: “Fazia uma série da Disney quando era mais nova e era assim uma figura pública, costumava ser reconhecida... Quando olho para trás, acho que estava tão deslocada. Não entendia onde estava. Começamos a ver Hollywood pela primeira vez e é um pouco intimidante, desconcertante. Senti que era uma princesa para as pessoas. Não me sentia eu mesma. Depois, isso começou a acalmar e vivi uma vida normal… Até chegar Wednesday“, afirmou Jenna, que admite ter sido antiprofissional em alguns momentos nos bastidores da série, por não concordar com o guião, tendo até mudado falas no momento de gravar: “Não gosto de ver o meu trabalho, mas quando saio do set digo, ‘a cena que gravámos hoje parece ter ficado boa’.

Com Wednesday, não havia nenhuma cena em que eu pensasse que estava boa. Agora muitas pessoas me conhecem por causa desse papel, mas não é um dos meus momentos mais orgulhosos, internamente, o que acaba por adicionar um nível extra de insegurança e stress. Estou finalmente a conseguir ofertas para papéis que almejo, mas não quero ser reconhecida especialmente por aquilo”, desabafou em entrevista ao podcast Armchair Expert with Dax Shepard.

Sobre a fama, a atriz afirmou numa entrevista à revista Variety, conduzida pela também atriz Ella Fanning: “Sou naturalmente mais seca e sarcástica, o que pode colocar-me em problemas. Quero que as pessoas conheçam quem sou por trás das câmaras e percebam que ninguém deve ser colocado num pedestal. A série forçou-me a sair do meu casulo. Ser uma mulher jovem na indústria faz com que as pessoas não te levem a sério. Tive conversas insanas com pessoas, em que tive de me manter no meu lugar, porque sou ‘apenas uma atriz’. Tornamo-nos marionetas. As melhores experiências que já tive em trabalho foram em locais em que todas as vozes são ouvidas. Todos têm uma opinião. Não me quero sentir como um outdoor ambulante, o que é muito assustador, porque se tem cada vez menos controlo da nossa vida. Sinto que vi e conheci muitas pessoas que sucumbiram a essa pressão. Não quero pertencer a nada nem a ninguém.”

Apesar disso, a segunda temporada de “Wednesday” está prevista e, desta vez, Jenna Ortega está mais feliz com o que aí vem: “As coisas ainda estão a acontecer, mas decidimos que queremos mergulhar mais no terror. Vamos abandonar os interesses românticos, o que é ótimo. Seremos mais ousados, mais sombrios”, revela.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção