PUB
PUB
Internacional
Judi Dench: 'Não tenho feito grande coisa nos últimos tempos porque não consigo ver. Está muito mau'
Judi Dench - Estreia mundial de «The Second Best Exotic Marigold Hotel» em Londres Foto: Reuters
Redação Lux em 31 de Outubro de 2022 às 18:13

Judi Dench sofre há cerca de uma década de degenerescência macular provocada pela idade, uma doença degenerativa muscular, focada na retina, que inevitavelmente leva a que a visão central se vá deteriorando. A atriz britânica de 87 anos falou no programa de Louis Theroux, na BBC, sobre a sua doença: “Não me quero reformar, mas não tenho feito grande coisa nos últimos tempos porque não consigo ver. Está muito mau”.

Judi Dench reconheceu inclusive que, num jantar recente, precisou da ajuda do companheiro para  lhe cortar a comida pois não via o que tinha no prato. Judi Dench vive sozinha facto que assume que lhe tem criado alguns problemas,

“Acabas por arranjar uma maneira de fazer as coisas mais difíceis e de prosseguir com a vida. Também tive que encontrar uma nova forma de memorizar os papéis, ao pedir aos meus amigos que me repitam tudo, vezes e vezes sem conta. Tenho que aprender graças à repetição e esperar que as pessoas não reparem. Já não consigo ler o jornal. Não consigo fazer as palavras-cruzadas nem ler um livro. Há uns anos, deixei completamente de conduzir. Sei que se me puser ao volante, o mais provável é que mate alguém.”

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção