PUB
PUB
Internacional
Cavaco Silva envia condolências ao rei belga
Cavaco Silva
Redação Lux em 14 de Março de 2012 às 22:28
O Presidente da República enviou hoje uma mensagem de condolências ao rei Alberto II dos Belgas, pelas vítimas do acidente de viação ocorrido na região suíça de Valais, conforme nota colocada no seu sítio na Internet.

Aníbal Cavaco Silva afirma que foi com «profundo choque e consternação» que conheceu «as trágicas consequências do acidente ocorrido na região suíça de Valais, com um autocarro que transportava cidadãos belgas, de que resultou a perda de vidas humanas, na sua larga maioria crianças».

Na mensagem, solicita a Alberto II que transmita às famílias das vítimas, em seu nome e no dos portugueses, «as mais sinceras condolências e muito sentida solidariedade».

O autocarro, que transportava 52 pessoas, sofreu um acidente num túnel na Suíça, em Sierra, no cantão de Valais, junto às populares estâncias de neve dos Alpes Suíços, cerca das 21:00 (20:00 de Lisboa) de terça-feira.

Pelo menos 28 pessoas morreram, incluindo 22 crianças que andavam na escola, nomeadamente nas localidades de Lommel e Heverlee, na Flandres, no norte da Bélgica, e 24 ficaram feridas.

As nacionalidades das vítimas do acidente dividem-se em belga (40), holandesa (10), alemã e polaca.

Os resultados preliminares da investigação feita pelas autoridades indicam que o autocarro não circulava em excesso de velocidade.

O procurador suíço Olivier Elsig disse hoje, em conferência de imprensa, que a justiça helvética está a considerar três possíveis pistas para apurar as eventuais causas do acidente: um problema técnico, um problema de saúde do condutor ou erro humano.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção