PUB
PUB
Internacional
Começam as mudanças depois do anúncio de abdicação do Rei Alberto II
Príncipe Philippe e Princesa Mathilde Foto: Reuters
Redação Lux  com AM em 9 de Julho de 2013 às 13:17
Após o Rei Alberto II ter anunciado que vai abdicar do trono a favor do príncipe Philippe as mudanças na Casa Real Belga já começaram.

Apesar de não se saber qual será a denominação oficial do herdeiro, sabe-se que a mesma terá de ser confirmada pelo Governo Federal do país, mas em príncipio o futuro rei deverá recorrer exclusivamente ao seu nome de nascimento nos atos oficiais para evitar confusão jurídica.

«Apesar de estar estabelecido que o príncipe e futuro Rei seja chamado Philippe em Valonia (metade sul do país, que fala maioritariamente francês) e Filipe em Flandes, o futuro Chefe de Estado deverá utilizar a grafia Philippe para todos os atos oficiais», segundo a agência belga de notícias.

As mudanças também afetam os restantes membros da família real belga. Os príncipes Laurent e Astrid perdem a sua condição de senadores. Até ao momento ambos ocuparam uma cadeira na Câmara Alta já que a Constituição belga assinala que os filhos maiores de idade dos Reis têm direito a ser senadores.

A partir de 21 de julho, quando o rei abdicar, nem o príncipe Philippe, nem os seus irmãos se sentarão mais no senado. Serão os filhos dos príncipes Philippe e Matilde que se converterão em senadores quando completarem o seu 18º aniversário. Se bem que com a reforma anunciada do senado, a figura dos senadores não eleitos nas urnas seria eliminada.

Dia 21 de julho, dia Nacional Belga, a família real assistirá, às 9h30, à missa Te Deum que se acontecerá na catedral de São Miguel e Santa Gúdula de Bruxelas.

Às 11h15 da manhã está previsto que aconteça a cerimónia de abdicação do rei Alberto II e às 12h45 o príncipe herdeiro jurará, como sétimo Rei dos Belgas, perante os representantes das duas Câmaras no edifício do Parlamento Federal.

Às 13h45, o novo rei irá à chamada Coluna do Congresso para render homenagem ao soldado desconhecido.

Às 16h05, o novo monarca passará revista às tropas e presidirá ao desfile do Dia Nacional na Praça do Palácio.

Ao cair da noite, os novos Reis irão para o Parque Warandel, onde tradicionalmente se celebra a Festa Nacional por parte dos cidadãos de Bruxelas.

O Governo ainda não decidiu se convidará autoridades estrangeiras para os atos do dia 21. No entanto, o facto do juramento do novo Rei ser no parlamento, um espaço reduzido, torna praticamente impossível a presença de convidados extraordinários.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção