PUB
PUB
Internacional
Graça Machel é o grande amor da vida de Mandela
Graça Machel
Redação Lux  com IP em 28 de Janeiro de 2010 às 18:00
Estreia, hoje, em Portugal, o filme de Clint Eastwood, «Invictus» inspirado na vida do ex-Presidente africano. O filme faz uma viagem pelo período de transição entre a libertação de Mandela e o início da sua presidência.

O filme é baseado no livro «Invictus - O Triunfo de Nelson Mandela» do jornalista do «El pais» John Carlin, correspondente na África do Sul entre 1989 e 1995.

O filme foca-se também na história de amor do ex-Presidente africano e Graça Machel, afinal o grande amor de Mandela:



«É uma história muito bonita. Que Mandela no seus 80 aniversário se case com a mulher que foi o grande amor da sua vida. Algo que, aparte de tudo o resto, nos dá esperança a todos nós, que esteja com mal de amores, tenha 50, 60 ou 80 anos», explica o jornalista em entrevista à agência Lusa.

«Graça Machel é impressionante. Vi-a em fóruns onde estavam meia dúzia de pessoas, individualidades impressionantes, e depois a Graça falava e estava num nível diferente de inteligência, clareza e carisma», explica.

«Das três mulheres de Mandela é a que mais se adequa a ele, pela suas qualidades como pessoa, mas também pelas suas qualidades políticas. É uma pena que não se tenham conhecido antes. Mas também antes ela estava casada com Samora Machel», comenta.

Hoje, explica, Nelson Mandela está praticamente fechado em casa, com a memória mais recente a começar a falhar, e Graça Machel continua a correr o mundo, «uma mulher no espírito Mandela».

O filme estreia hoje nas salas portuguesas e conta com as interpretações de Morgan Morgan Freeman no papel de Nelson Mandela e Matt Damon no papel de Francois Pienaar

Consulte, aqui, a ficha completa do filme
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção