Uma linha de biquínis com chumaços para crianças está no centro de uma polémica acesa no Reino Unido.
A marca Primark, que comercializa os biquínis, foi acusada de erotizar a linha de banho infantil e foi obrigada a retirar os produtos do mercado.
Os modelos foram disponibilizados em cor-de-rosa com estrelinhas douradas e em preto com bolinhas brancas. O preço também foi considerado acessível: quatro libras (cerca de 4,5 euros).
Assim que sairam para o mercado a empresa ficou na mira das críticas da Sociedade da Infância que acusou a empresa de promover a sexualidade prematura.
O «Correio da Manhã» cita Penny Nicholls, directora da Sociedade, que alerta para o facto das investigações provarem «que as pressões comerciais para uma sexualização prematura lesam o bem-estar dos mais pequenos».
Dos grupos políticos também se insurgiram algumas vozes. O primeiro-ministro britânico e o líder dos conservadores teceram duras críticas aos modelos apresentados:
«Algo vai mal quando as empresas pressionam os nossos filhos a comportarem-se como adultos», declarou Gordon Brown.
Depois da celeuma a Primark resolveu transformar a polémica iniciativa numa boa acção: prometeu doar as receitas das vendas a instituições de caridade.