PUB
PUB
Internacional
Redação Lux  com AA em 5 de Dezembro de 2013 às 22:01
Vídeo: Jacob Zuma anuncia morte de Nelson Mandela
Morreu hoje (5) aquele que é considerado por muitos um dos grandes heróis da História contemporânea: Nelson Mandela.

A notícia foi dada pelo Presidente da África do sul, Jacob Zuma, durante uma intervenção televisiva ao país. «O nosso amado Mandela morreu em paz», disse Zuma.

Jacob Zuma anuncia morte de Mandela





Mandela, também conhecido como Madiba, um título honorário concedido pela tribo Xhosa, sucumbiu a uma infecção respiratória, sequela dos anos que esteve preso e sob trabalhos forçados nas pedreiras da prisão de Robben Island, durante o regime do apartheid.

No dia 4 de julho, os médicos que tratam Nelson Mandela indicaram que o histórico líder sul-africano estava em «estado vegetativo permanente» e aconselharam a família a desligar o equipamento de suporte de vida.

Nelson Rolihlahla Mandela, nasceu a 18 de julho de 1918, esteve preso durante 27 anos e sete meses e lutou contra o apartheid na África do Sul, país de que foi presidente de 1994 a 1999.

Em 1993, Nelson Mandela e o presidente Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz, pelos esforços em acabar com a segregação racial na África do Sul.

Mandela tinha 94 anos e deixa três filhas e viúva Graça Machel. O líder sul-africano teve ainda mais três filhos, já falecidos.

Mandela casou-se três vezes. A primeira mulher de Mandela foi Evelyn Ntoko Mase, de quem se divorciou em 1957 após 13 anos de casamento. Depois, casou-se com Winie Madikizela, com quem ficou 38 anos, divorciando-se em 1996. No seu 80º aniversário, casou-se com Graça Machel, viúva de Samora Machel, antigo presidente moçambicano.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção