PUB
PUB
Internacional
Redação Lux  com CSS em 2 de Junho de 2014 às 10:00
Rei Juan Carlos abdica do trono
Mariano Rajoy, o presidente do Governo espanhol, anunciou hoje (2) a decisão do Rei Juan Carlos I de abdicar do trono.

«Sua majestade, o rei, acaba de comunicar-me a sua vontade de renunciar ao trono e abrir o processo sucessório. Os motivos que levaram o rei a tomar esta decisão é algo que sua majestade quer comunicar pessoalmente a todos os espanhóis ainda hoje de manhã», revelou Rajoy através de uma declaração institucional inesperada.

O chefe do Governo espanhol disse que encontrou o rei «convencido de que este é o melhor momento para produzir esta mudança (...) e ceder a coroa ao príncipe das Astúrias».

Assim, o príncipe Felipe de Borbón, que reinará como Felipe VI, irá suceder a Juan Carlos em conformidade com o previsto no artigo 57, 1º e 2º da Constuição.

«Este processo vai desenvolver-se com plena normalidade, num contexto de estabilidade institucional e como mais uma expressão da maturidade da nossa democracia», afirmou Rajoy.

O chefe de Governo anunciou ainda a realização, esta terça-feira (3), de um Conselho de Ministros extraordinário para cumprir os trâmites da Constituição, esperando que em breve as Cortes possam proceder à proclamação de Felipe de Borbon como rei de Espanha.

«Estou convencido de que os espanhóis saberão escrever esta nova fase da nossa história com maturidade e agradecimento à figura de sua majestade, o rei», afirmou.

«Foi o melhor porta-voz e a melhor imagem do reino de Espanha por todos os cantos do mundo e um defensor incansável em defesa dos nossos interesses. Renuncia ao trono uma figura histórica, tão estreitamente vinculada à democracia espanhola que não se pode entender uma sem a outra», declarou.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção