A Praça José Fontana, em Lisboa, de onde sairá a manifestação "Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas!", convocada pelas redes sociais, estava pelas 16:30 com milhares de pessoas, que se preparavam para sair em direção à Praça de Espanha.
A manifestação deverá sair pelas 17:00 em direção à Praça de Espanha, passando pelo Saldanha, Avenida da República e Avenida de Berna.
No percurso, os manifestantes passarão junto aos escritórios do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Lisboa.
Pelas 16:30, no coreto da Praça José Fontana, onde está montado um microfone, já havia intervenções de pessoas que iam participar na manifestação e música a tocar.
Mais de 50 mil pessoas são esperadas hoje, em Lisboa, na manifestação contra as medidas de austeridade anunciadas pelo Governo, num protesto que também vai decorrer noutras 40 cidades portuguesas.
O apelo para a manifestação "Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas!" surgiu na Internet, através das redes sociais, e foi inicialmente organizada por algumas pessoas de Lisboa, mas acabou por ser acolhida em várias regiões de Portugal, assim como em Fortaleza (Brasil), Berlim, Barcelona, Bruxelas, Paris e Londres.
Criada ainda no mês de agosto, a manifestação ganhou peso após as medidas de austeridade anunciadas na semana passada pelo primeiro-ministro, Passos Coelho.
LUSA