Internacional
Vladimir Putin sofre de síndrome de Asperger?
Vladimir Putin [Foto: Reuters]
Redação Lux em 10 de Fevereiro de 2015 às 11:03
Vladimir Putin sofre de síndrome de Asperger, refere um estudo realizado pelo Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

O estudo, assinado por uma especialista em análise de padrões de movimentos, Stephen Porges, assume que o presidente da Rússia sofre desta perturbação neurocomportamental, o que poderá explicar algumas decisões políticas e militares por ele tomadas ao longo dos últimos anos.

O relatório secreto, de 2008, sugere que o desenvolvimento neurológico de Putin pode ter sido afetado na sua infância, deixando-o com dificuldades em lidar com algumas situações a que está sujeito, sobretudo num cargo tão exposto.

O investigador Stephen Porges, contudo, afirmou, em declarações ao The Guardian, que considera que Putin não padece nem de autismo nem de Asperger, recuando na tese devido ao facto de as «expressões faciais do presidente russo poderem ser de alguém extremamente defensivo em grandes ambientes».

A Síndrome de Asperger é uma perturbação neurocomportamental de base genética, que pode ser definida como uma perturbação do desenvolvimento manifestando-se por alterações sobretudo na interacção social na comunicação e no comportamento.

Crê-se que a obsessão e isolamento próprios desta síndrome faz com que os indíviduos se destaquem como os melhores nas suas áreas.

Esta síndrome do espetro autista tem sido identificada naqueles que são considerados os maiores génios da humanidade como Einstein, Newton, Van Gogh ou Bill Gates.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção