PUB
PUB
Notícias
. em 4 de Junho de 2025 às 13:09
Sagres celebra junho como o mês da ‘Alma Portuguesa’ com conversa sobre a ‘Alma Portuguesa’ no Sagres Campo Pequeno

A Cerveja Sagres reuniu nesta semana um grupo de personalidades no Sagres Campo Pequeno para dar voz ao seu manifesto “Somos o que nos vai na Alma”, parte da campanha que pretende celebrar a essência do que significa ser português. Ana Markl, Miguel Esteves Cardoso, Luísa Sobral e Rui Maria Pêgo foram alguns dos convidados a refletir, num ambiente descontraído, sobre a identidade nacional, a partir de experiências e perspetivas individuais.

Durante a conversa, marcada por momentos de partilha pessoal, tornou-se evidente que a chamada “Alma Portuguesa” é construída a partir de emoções profundas, contradições e um forte sentido de pertença. “Há algo que nos une de forma invisível, mas muito presente: a capacidade de sentir com intensidade, de rir e chorar com facilidade, de acolher e de fazer parte”, referiram os participantes. A iniciativa pretendeu sublinhar que, embora diversos nas vivências, os portugueses são “iguais na alma”, num exercício de reconhecimento coletivo daquilo que é comum e partilhado.

Esta ação insere-se numa estratégia mais ampla da marca, que reforça o seu posicionamento com o mote “Alma Portuguesa, com certeza”, agora prolongado até às celebrações dos Santos Populares e ao Dia de Portugal. Para Sagres®, este é “o dia da Alma Portuguesa por excelência”, sendo, por isso, assinalado com uma presença alargada em eventos e espaços públicos, num plano de comunicação que envolve media, redes sociais, influenciadores e ativações no Clube Sagres®, a plataforma digital da marca.

Ao longo do mês de junho, a Sagres® marca presença em nove arraiais e mais de 240 pontos de venda na área de Lisboa, com ações que incluem distribuição de brindes, merchandising e decoração de espaços, com o objetivo de reforçar o espírito festivo das celebrações populares. Entre os locais de destaque estão o Sagres Campo Pequeno, com eventos a decorrer até 15 de junho, e os arraiais de S. Miguel, em Alfama, Santo António, Praça da Alegria, Estrela, Santos e Combatentes, Belém, Misericórdia, no miradouro de S. Pedro de Alcântara, Cais do Sodré, Vila Berta, S. Vicente no Largo da Graça e a Doca da Marinha.

“A Sagres está presente nos momentos que melhor representam o que é isto de ser português”, afirma a marca em comunicado, destacando que a sua ligação à cultura popular passa pela partilha de momentos autênticos, como os que se vivem nos arraiais de junho. A campanha assume-se como uma celebração contínua da identidade portuguesa, “que se vive em cada esquina e se sente a cada brinde”. Com esta presença reforçada nos Santos Populares, a Sagres® reafirma o seu compromisso com os valores e as tradições que definem o país e os seus habitantes.

Para Catarina Ferraz, Responsável de Marketing da Cerveja Sagres®, “A Alma Portuguesa está nas palavras que trocamos, nos brindes que partilhamos e nas tradições e contradições que celebramos. Com esta iniciativa, quisemos dar voz ao que nos define enquanto povo — com uma conversa verdadeira sobre quem nós somos — e continuar essa celebração no terreno, onde ela acontece há gerações: nos arraiais de Lisboa. Como marca agregadora e popular, Sagres quer ser um espaço aberto de conversa, partilha, discussão, convergência - um lugar de encontro. A Cerveja Sagres faz parte desta cultura próxima e emocional, e reforça a sua ligação com todos os que têm uma Alma Portuguesa, com certeza.”

Arraiais Sagres

Arraial Estrela (Terrapleno de Santos e Combatentes) – 16 de maio a 15 de junho

Arraial da Praça da Alegria – 26 de maio a 22 de junho

Arraial de São Miguel (Alfama) – 30 de maio a 28 de junho

Arraial Doca da Marinha – 4 a 21 de junho

Arraial de Belém – 30 de maio a 15 de junho

Arraial da Misericórdia (Miradouro S. Pedro de Alcântara e Cais do Sodré) – 30 de maio a 29 de junho

Arraial da Vila Berta – 31 de maio a 12 de junho - Ativação Sagres dia 11 de Junho

Arraial de S. Vicente (Largo da Graça) – 5 a 14 de junho

Grande Arraial Sagres, Campo Pequeno – 30 de maio a 15 junho

 

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção