PUB
PUB
Notícias
. em 5 de Fevereiro de 2025 às 14:29
Presidente da República condecora Associação Coração Delta como Membro Honorário da Ordem de Mérito

O Coração Delta, a Associação de solidariedade social do Grupo Nabeiro, foi condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, como Membro Honorário da Ordem do Mérito, pelo seu trabalho de solidariedade em favor da sociedade, na cerimónia que assinalou o seu 20º aniversário.

O Coração Delta celebrou 20 anos de dedicação à comunidade com uma cerimónia especial no Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior. O evento foi marcado por uma homenagem ao legado do fundador e pela reafirmação do compromisso da associação em continuar a desenvolver iniciativas transformadoras nas áreas da educação, saúde, inovação social e solidariedade.

A ocasião contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que presidiu à cerimónia, bem como do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro-Delta Cafés e de várias personalidades ligadas aos setores social, da saúde e da educação. Ao longo dos anos, o Coração Delta tem sido uma referência no apoio a quem mais precisa, espalhando esperança de norte a sul do país e contribuindo para um futuro mais promissor para milhares de pessoas.

Desde a sua criação, a associação tem promovido diversos serviços destinados a melhorar a qualidade de vida de crianças, jovens, famílias e idosos. Com uma equipa de 39 profissionais empenhados, o impacto do seu trabalho tem sido notável, beneficiando mais de 54 mil pessoas ao longo de duas décadas. A sua abordagem, focada no bem-estar e no desenvolvimento das comunidades, tornou o Coração Delta um pilar essencial na promoção da inclusão e na construção de um tecido social mais solidário e sustentável.

Durante a cerimónia foram evidenciadas as principais iniciativas da Associação ao longo de duas décadas, nas suas quatro áreas de actuação. Na área da educação destaca-se a transversalidade do Cento Educativo Alice Nabeiro, que presta apoio a crianças e jovens dos 3 aos 12 anos, com base no inovador modelo pedagógico da “Escola Cultural”, transmitida pelo Professor Manuel Ferreira Patrício, visando fomentar a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento das capacidades sociais e intelectuais de crianças e jovens.

Na área da solidariedade, evidenciam-se as iniciativas que apoiam, essencialmente, a população idosa com vulnerabilidades sociais, tendo impactado já mais de 36 mil pessoas. Na área da saúde realça-se o serviço Sistema Nacional de Intervenção Precoce (SNIPI), que trabalha diariamente com crianças e suas famílias, desde o nascimento aos 6 anos de idade e que atua nos concelhos de Campo Maior, Arronches e Monforte. Na área da inovação social, a Associação permanece comprometida com o desenvolvimento de metodologias inovadoras de aprendizagem que favorecem os processos de inserção profissional, criando espaços de contacto entre as entidades empregadoras e os cidadãos à procura de emprego.

De olhos postos no futuro, com os mesmos valores que nortearam a sua criação, mantendo vivo o legado do seu Fundador, foi apresentada a nova identidade visual da Associação Coração Delta, assinada pela Wonder\Why, onde a bondade, representada pelo Coração, reforça o caminho iniciado há 20 anos. Um coração vibrante e colorido, feito de histórias, que cresce e floresce para acolher toda a comunidade e que transporta para a universalidade, a intemporalidade e a pluralidade. Um Coração que é coletivo e que é feito de todos.

Para Rita Nabeiro, Presidente da Associação Coração Delta, “É um privilégio testemunhar o impacto transformador que as nossas ações têm gerado na comunidade. Cada projeto, cada iniciativa e cada sorriso que conseguimos, resulta da dedicação de uma equipa apaixonada e comprometida. Perpetuamos assim o legado do meu Avô, que criou esta Associação dando esperança a quem mais precisa e inspirando outros a seguirem o seu exemplo. Conseguimos tocar a vida de mais de 54.000 pessoas e queremos fazer mais e melhor. Juntos temos conseguido criar um impacto positivo nas comunidades onde estamos inseridos e, hoje, reafirmamos e renovamos o compromisso desta missão iniciada há 20 anos”.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção