PUB
PUB
Notícias
. em 5 de Abril de 2023 às 18:45
Jaeger-LeCoultre apresenta na Watches and Wonders 2023 o reverso One Precious Colours

Uma nova expressão feminina do espírito Art Déco do Reverso. Como singular exemplo de design Art Déco, o Reverso permanece eternamente moderno desde a sua criação em 1931. Embora o design tenha sido originalmente concebido para os jogos de polo, começou a aparecer também numa versão feminina mesmo antes do primeiro aniversário do seu lançamento – de acordo com a filosofia da Grande Maison de criar relógios tecnicamente sofisticados para homens e mulheres desde os seus primeiros anos.

Permanecendo fiel a si mesmo ao longo de décadas de mudanças sociais e novos estilos, o Reverso alcançou um potencial que dificilmente poderia ter sido imaginado no momento da sua criação e, para 2023, a Jaeger-LeCoultre apresenta uma nova expressão do lado feminino do Reverso. Disponibilizado em duas variantes de apelativas cores, o Reverso One Precious Colours tem uma caixa ricamente decorada que presta clara homenagem ao estilo Art Déco.

A geometria da Art Déco  

Surgindo em meados da década de XX e nomeada (muitas décadas depois) após a Exposition Internationale des Arts Décoratifs de 1925, em Paris, a Art Déco cresceu paralelamente às extraordinárias mudanças sociais e culturais que se seguiram à Primeira Guerra Mundial. Uma elegância exuberante e sóbria que enfatizava linhas simples e fortes como princípio organizador, refletindo o novo sentido de liberdade e hedonismo que permeava todos os aspetos da sociedade. 

Foi essa linguagem de design que os talentosos artesãos do atelier de Métiers Rares® da Jaeger-LeCoultre traduziram para o Reverso One Precious Colours, criando um deslumbrante padrão que cobre todo o fundo da caixa e envolve perfeitamente as laterais da caixa para enquadrar o mostrador.

Com o mostrador na sua face visível, o Reverso One Precious Colors tem uma presença sumptuosa e elegante. O seu mostrador em madrepérola branca contrasta com as cores vivas da sua moldura esmaltada e com o brilho dos godrons das asas cravejados com diamantes. O mostrador é finamente detalhado com os estreitos colchetes dourados nos cantos, os numerais aplicados e os ponteiros Dauphine que são assinaturas de todos os modelos de joalharia do Reverso One. O relógio assenta no pulso através de uma correia em pele brilhante de aligátor, da mesma cor da decoração da caixa.

A inovação técnica do trabalho artesanal decorativo

Ao virar a caixa reversível, o Reverso One Precious Colors torna-se uma peça de alta joalharia. Com tons de azul e preto sobre o fundo em ouro rosa, ou em diferentes tons de verde sobre fundo em ouro branco, o padrão é executado em esmalte Grand Feu pintado em miniatura com detalhes em diamantes, criando a ilusão óptica de profundidade e movimento.

O processo é exigente, exigindo o domínio absoluto de cada técnica, bem como a impecável coordenação dos diferentes ofícios, a começar pela esmaltagem. O metal de base, em ouro branco ou ouro rosa, deve primeiro ser selado com um esmalte fundente ou transparente e, depois, é cozido. De seguida, para criar uma superfície imaculada na qual o desenho multicolorido será pintado, o esmaltador aplica camadas de esmalte branco opaco, secando e cozendo após cada camada. Então, com grande precisão, as linhas que definem o desenho geométrico são desenhadas à mão com uma ponta fina na superfície plana da caixa do relógio, continuando uniformemente nas laterais. Só então é possível começar a aplicação da cor.

Com um pincel de ponta muito fina, toda a superfície é pintada à mão para criar os blocos de cores diferentes – trabalhando, novamente, camada por camada, com cozimento após cada aplicação – até que o artesão fique satisfeito com a profundidade e intensidade de cada cor. Uma vez concluído o cozimento das cores, são aplicadas mais camadas de fondant transparente. 

Após a esmaltagem, a caixa do Reverso é entregue ao cravador, que deve trabalhar com absoluta precisão para garantir a perfeita cravação dos diamantes. Usando a técnica de cravação em grão, pequenas garras em ouro são elevadas da superfície plana do metal para manter cada gema no seu lugar. 

Discreto dentro da caixa, o movimento que impulsiona o Reverso One Precious Colors é uma prova do compromisso da Jaeger-LeCoultre para com a excelência mecânica. Desenvolvido e produzido inteiramente na Manufatura, o Calibre 846 de corda manual foi criado especificamente para o Reverso e, de acordo com a filosofia de integridade do produto da Jaeger-LeCoultre, tem uma forma que segue os contornos da caixa retangular.

Reafirmando a maestria da Jaeger-LeCoultre no trabalho artesanal decorativo e nas técnicas de alta joalharia – unindo habilmente funcionalidade, estética e alta-relojoaria – esta interpretação ousadamente feminina do Reverso é uma joia para ser usada, mas também um relógio para marcar as horas.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção