PUB
PUB
Notícias
. em 6 de Maio de 2025 às 10:00
Ajitama surpreende com novos estilos de Ramen: Mazemen e Tsukemen

O Ajitama, conhecido pela autenticidade do seu ramen japonês, apresenta duas novas variações que prometem reinventar a experiência tradicional: o Mazemen, uma versão sem caldo também chamada de "mixing noodles", e o Tsukemen, conhecido como "dipping ramen". As novidades integram a nova carta da marca, que também inclui o HerbQuake, um ramen 100% plant-based que desafia os padrões do ramen vegan.

 “Acreditamos que a inovação deve andar de mãos dadas com o respeito pela tradição. Estas novas categorias representam não só uma evolução do nosso menu, mas também uma extensão natural daquilo que sempre defendemos: qualidade e autenticidade japonesa”, afirma João Azevedo Ferreira, cofundador do Ajitama. “Queremos que as pessoas descubram novas formas de experienciar os noodles japoneses e criar memórias marcantes, sabores que perduram e que emocionam. O nosso grande objetivo é proporcionar a quem experimente os novos pratos, um daqueles momentos em que nos lembramos sempre de onde estávamos quando provámos ‘aquele’ sabor pela primeira vez”, complementa António Carvalhão, o outro sócio e cofundador do Ajitama.

Além das três novas propostas, o Ajitama renovou também os pratos já existentes no menu, com destaque para uma maior variedade de noodles e a atualização dos ingredientes dos diferentes ramens, reforçando a aposta na qualidade e diversidade da experiência gastronómica.

Mazemen, Tsukemen e HerbQuake

Fiéis à filosofia “100% artesanal, 100% Ajitama”, o Mazemen, Tsukemen e HerbQuake são totalmente feitos de raiz, sem aditivos artificiais, sem conservantes, com ingredientes selecionados e técnicas autênticas. Os noodles são preparados diariamente no Ramen LAB do grupo Ajitama, utilizando blends de farinhas e ingredientes nacionais e japoneses, definidos pelo grupo, para garantir uma textura perfeita e personalizada para cada tipo de ramen.

O Mazemen é uma versão sem caldo do ramen tradicional, onde os noodles são envolvidos num molho cremoso, intenso e cheio de ‘umami’ sendo, por isso, e segundo os criadores, ‘absolutamente irresistível’. Apresenta-se em duas versões – Tokyo Mazemen e Vegan Mazemen – e estão ambas disponíveis também numa versão picante.

O Tokyo Mazemen, assume-se como “Umami no seu expoente máximo”. Os noodles grossos são envolvidos num molho intenso e cremoso e acompanhados de ovo Ajitama, chashu de barriga de porco flamejado, cebola frita artesanal crocante, negi fresco, rúcula, beni shoga, frutos secos e um toque final de mayu – um aromático óleo de alho negro. A versão mais picante, Spicy Tokyo Mazemen, acrescenta o La-Yu Ajitama, um picante feito com oito especiarias caseiras.

No Vegan Mazemen os noodles apresentam a mesma espessura e um molho cremoso 100% plant-based, e, avisam os sócios, ‘altamente viciante’. É finalizado com tempura tradicional japonesa de couve-flor e feijão-verde, cebola frita, negi, rúcula, beni shoga e frutos secos crocantes. O Spicy Vegan Mazemen, junta a esta receita o La-Yu picante do Ajitama.

Já o Tsukemen, também conhecido como “dipping ramen”, oferece uma experiência gastronómica diferente “os noodles são servidos frios ou à temperatura ambiente, para serem depois mergulhados num caldo separado, quente, denso e intensamente aromático”, explica João Azevedo Ferreira. Um caldo que demora 26 horas a estar pronto.

O Ocean Gyokai Tsukemen, define-se como “um autêntico mergulho no oceano japonês de puro ‘umami’ marítimo” e proporciona uma experiência de contraste que combina noodles extras grossos, servidos frios, para mergulhar num caldo quente, denso, rico e intenso. São acompanhados por chashu de barriga de porco, chashu de frango sous vide, ovo Ajitama, negi fresco e nori aromático. Uma versão especial que está disponível em quantidades limitadas por dia.

Já o Vegan Tsukemen aposta num caldo vegetal igualmente rico e encorpado, servido com tempura crocante de vegetais, frutos secos, negi, beni shoga, menma e mayu. Ambas as versões de Tsukemen, Ocean Gyokai e Vegan, contam com a opção picante artesanal. “Somos obcecados pela precisão e pelo equilíbrio dos sabores. Cada prato que sai da nossa cozinha passa por um processo criativo exigente e detalhado. Estas novas categorias foram pensadas para trazer frescura e surpresa, mas mantendo a alma do que é o verdadeiro ramen”, destaca António Carvalhão.

Para os fãs de receitas plant-based, o Ajitama lançou ainda o HerbQuake, uma explosão de sabor que desafia a ideia do que é um ramen vegan. Com noodles finos, e um caldo vegetal incrivelmente cremoso e rico, esta receita inclui tempura japonesa de vegetais, tomate assado, negi, rúcula e beni shoga. Uma aposta arrojada e altamente prazerosa que também conta com a opção picante.

Para refrescar a refeição, a nova carta apresenta também um novo cocktail, o Osaka Rush Sake; composto por sake, triple seco, mel e sumo de limão; e um novo Mocktail, Okinawa Sunset, uma bebida sem álcool com abacaxi, mel, limão, ginger ale. No Ajitama do Saldanha, surge ainda o Fresh Hibiscus, um mocktail composto por sumo de laranja, sumo de limão, xarope de hibísco e clara de ovo, anteriormente disponível apenas no Ajitama do Chiado e que pode agora ser provado em ambos os restaurantes.

Estas novidades da casa acabam de ficar disponíveis e reforçam o compromisso do Ajitama com a excelência, a autenticidade e a inovação constante. Além disso, os clientes continuam a poder contar com a possibilidade de adaptar a sua refeição, incluindo a escolha entre os quatro tipos diferentes de noodles – do mais fino ao mais espesso – de acordo com o perfil de cada prato.

De recordar que no Ajitama, cada ingrediente é escolhido com rigorosos critérios e cada prato conta uma história. O nome do restaurante homenageia o icónico Ajitama, o ovo marinado com gema cremosa que conquistou os corações dos fãs de ramen. Dos ingredientes à técnica, todos os detalhes são pensados ao pormenor. Para os noodles, uma máquina importada diretamente do Japão permite uma produção diária e fresca, ajustada ao tipo específico de ramen.

Para além da máquina de noodles, António Carvalhão e João Azevedo Ferreira, adquiriram outros equipamentos japoneses, quer para filtrar os caldos; através de um processo de centrifugação, após longas horas de cozedura, de forma a obter um produto o mais puro possível; quer para controlar a densidade dos caldos e garantir a qualidade e uniformidade, de tudo o que sai do seu Ramen Lab.

Mais do que um restaurante, o Ajitama é um laboratório de inovação e de sabor e uma celebração da arte do verdadeiro ramen japonês.

Ajitama Saldanha - Avenida Duque de Loulé, 36, Lisboa - Tlm: 96 776 1997. Horário: todos os dias: 12h-00h, 

Ajitama Chiado - Rua do Alecrim, 47 A, Lisboa. - Tlm: 96 526 8635. Horário: (Todos os dias: 12h30-00h)

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção