PUB
PUB
Notícias
Redação Lux em 8 de Março de 2023 às 18:49
Coliseu Micaelense de regresso com uma programação eclética e inclusiva e a possibilidade de visitar o núcleo museológico

O Coliseu Micaelense está de regresso com uma programação eclética e inclusiva e a possibilidade de visitar o núcleo museológico.

Espaço único, que pode funcionar em regime convencional, para espetáculos como bailado, teatro, ópera e rock, ou em sistema de pista aberta, para circo, bailes e moda, banquetes e café-concerto, exposições e congressos, o Coliseu Micaelense toma assim, e graças à administração liderada por Cila Simas, um lugar que sempre foi seu a meio do Atlântico Norte.

Se está a pensar visitar S. Miguel não esqueça de incluir o Coliseu Micaelense no “Roteiro a visitar” e quem sabe assistir a um dos muitos eventos em agenda até ao final do ano. Mais informações em https://coliseumicaelense.pt/

A maior casa de espetáculos da Região Autónoma dos Açores foi inaugurada no dia 10 de Maio de 1917, em Ponta Delgada, por iniciativa de um grupo de micaelenses, presidido pelo Dr. José Maria Raposo do Amaral. Chamava-se então Coliseu Avenida e teve em Pedro de Lima Araújo um dos seus mais persistentes dinamizadores. Em 1950 foi adquirida pela Companhia de Navegação Carregadores Açorianos, dirigida pelo Dr. Francisco Luís Tavares, que acabara de construir o novo teatro de Ponta Delgada. Passou então a designar-se Coliseu Micaelense e integrou depois a “Cinaçor” da Fundação dos Botelhos de Nossa Senhora da Vida, sendo gerido por António dos Santos Figueira durante cerca de quatro décadas. A partir dos anos 80 do século XX foi sendo progressivamente desativado, mantendo apenas os tradicionais Bailes de Carnaval, até ficar de todo encerrado por avançada degradação das suas instalações.

Finalmente, no ano de 2002, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, por iniciativa da sua presidente Dra. Berta Cabral, adquiriu o Coliseu Micaelense e promoveu a maior obra de recuperação da sua história de nove décadas, que decorreu essencialmente durante 2004. A Gala de Reabertura do Coliseu Micaelense, realizada a 30 de Janeiro de 2005, assinalou a inauguração oficial desta obra, a que se seguiram a recuperação dos seus tradicionais Grandes Bailes de Carnaval e a apresentação do primeiro espetáculo da programação inaugural, com o Moscow Classical Ballet.

O Coliseu Micaelense, com capacidade para cerca de 1.300 espectadores sentados, está preparado para corresponder às exigências próprias de todos os eventos socioculturais, podendo funcionar em regime convencional, para espetáculos tão diversos como bailado, teatro, ópera e rock, ou em sistema de pista aberta, para circo, bailes e moda, banquetes e café-concerto, exposições e congressos. A sua dimensão e as suas características fazem, aliás, do Coliseu Micaelense o espaço coberto melhor adequado para os maiores eventos da Região Autónoma dos Açores.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção