PUB
PUB
Notícias
. em 9 de Maio de 2025 às 14:46
Irma de Vries, do Studio Irma, estreia-se no Amoreiras Shopping Center com uma obra sensorial que envolve luz, cor e som
1/2 - Irma de Vries, do Studio Irma, estreia-se no Amoreiras Shopping Center com uma obra sensorial que envolve luz, cor e som
2/2 - Irma de Vries, do Studio Irma, estreia-se no Amoreiras Shopping Center com uma obra sensorial que envolve luz, cor e som

A artista holandesa Irma de Vries apresenta pela primeira vez em Portugal a instalação “Rainlight”, patente no Amoreiras Shopping Center, em Lisboa, até 21 de maio. A obra, desenvolvida pelo Studio Irma, convida os visitantes a mergulhar numa experiência sensorial que combina luz, cor e som, com base em conceitos científicos associados ao bem-estar.

Situada no piso 2 do centro comercial, junto à escadaria da Praça Central, a instalação é composta por milhares de luzes suspensas que simulam gotas de chuva cintilantes. O objetivo é evocar os efeitos positivos que a chuva e os iões negativos libertados após a sua ocorrência têm sobre a mente humana, contribuindo para uma sensação de calma e felicidade. A entrada é gratuita e o espaço pode ser visitado diariamente entre as 12h00 e as 22h00.

“Inspirei-me na forma como a natureza comunica connosco de forma subtil. Depois da chuva, os iões negativos libertados no ar fazem-nos sentir mais calmos, mais felizes. ‘Rainlight’ é a minha tentativa de transformar essa sensação em luz, cor e movimento”, explicou Irma de Vries.

Com curadoria da SOTA – State of the Art, a instalação procura estabelecer um diálogo entre a arte contemporânea e o quotidiano, integrando-se no espaço comercial como uma proposta cultural acessível ao público. O projeto reflete a abordagem de Irma de Vries, conhecida internacionalmente pelo seu trabalho no cruzamento entre arte, tecnologia e emoções humanas, com presença habitual em instituições como o Moco Museum, em Amesterdão, Barcelona e Londres.

O Amoreiras Shopping Center destaca a importância de iniciativas como esta na valorização dos seus espaços e na criação de novas formas de interação com os visitantes. “A arte tem o poder de transformar os espaços e a forma como os vivemos. Trazer uma instalação desta magnitude e sensibilidade ao Amoreiras reforça o nosso compromisso em proporcionar sempre mais e melhor aos nossos visitantes e isso concretiza-se também na oferta de experiências culturais inovadoras e inspiradoras”, refere a administração do centro comercial.

A instalação “Rainlight” oferece também uma componente visual apelativa, que tem atraído a atenção do público pelas suas qualidades estéticas e interativas, sendo descrita como um local propício à partilha de conteúdos nas redes sociais. No entanto, mais do que uma atração fotogénica, a obra propõe um momento de evasão e contemplação no ritmo acelerado da vida urbana.

Com um percurso internacional que inclui apresentações em cidades como Bruxelas e Bucareste, e com admiradores entre figuras como o ator Idris Elba e a cantora Dua Lipa, Irma de Vries reforça com esta exposição o seu reconhecimento no panorama da arte contemporânea e interativa.

“Rainlight” está acessível ao público até 21 de maio e pretende ser uma pausa sensorial no centro da cidade, transformando o ambiente comercial do Amoreiras num espaço de reflexão, bem-estar e contacto com a arte.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção