PUB
PUB
Notícias
. em 14 de Maio de 2024 às 09:31
Exposição Patrimony Heritage em Lisboa

Para celebrar o 20º aniversário da coleção Patrimony, a Boutique Vacheron Constantin da Av. da Liberdade em Lisboa, esteve em exposição Patrimony Heritage, de 24 de abril a 6 de maio.

Dos anos 50 aos nossos dias: o legado da modernidade

A coleção Patrimony tem sido transmitida de geração em geração sem ser afetada pelas modas ou pelas tendências. Intemporal por natureza, está naturalmente sintonizada com cada época, tendo conseguido captar o inegável espírito de modernidade que envolveu a década de 50. Esta foi uma época marcada pela efervescência criativa, pela renovação e pelo otimismo, uma década em que a moda sofreu uma grande revolução, quando o design brincava engenhosamente com curvas e linhas retas, enquanto a arquitetura se expressava principalmente através de formas puras. A Vacheron Constantin acompanhou a energia deste período com criações que se distinguem pelas suas discretas curvas e finura impressionante.

Vinte anos de elegância

O eufemismo é um exercício estilístico exigente e que a Vacheron Constantin domina na perfeição. Desde o primeiro modelo apresentado em 2004 – um Patrimony de corda manual fiel em todos os aspetos à inspiradora referência de 1957 – a coleção acolheu inúmeras complicações relojoeiras sem nunca abandonar os seus códigos de identidade. Calendário perpétuo, mostradores retrógrados, repetição de minutos, calibre ultrafino e grandes complicações relojoeiras, marcaram os últimos 20 anos sem nunca diminuir a sobriedade formal do Património.

Uma seleção de relógios que remete para a origem da coleção Patrimony

Esta seleção de relógios remete para a origem da coleção Patrimony, epítome da pureza estilística, e destaca as linhas desta coleção, expressão única da harmonia entre a excelência mecânica, a discrição estética e o conceito de "simplicidade" que caracteriza perfeitamente a Vacheron Constantin.

“Disco Volante” Relógio de bolso – 1965 (Ref. 6345)

Este relógio de bolso está em perfeita sintonia com a era dos «anos sessenta», onde o estilo por vezes assumia liberdades extravagantes. Este modelo ultrafino em ouro rosa é a versão de bolso de um relógio apelidado de «Disco-Volante» pelos colecionadores italianos. Caracteriza-se pela sua caixa biselada, também conhecida como «fio de faca» e concebida para acentuar a extrema finura do relógio, necessária para permitir a utilização do Calibre 1003. Esta referência está equipada com o lendário Calibre 1003 de corda manual de 9'''.

Em 1955, para comemorar o bicentenário da sua fundação, a Vacheron Constantin intensificou a promoção dos modelos ultrafinos, apresentando três relógios equipados com a primeira versão do movimento mecânico mais fino do mundo, o Calibre 1003. Este movimento de 120 peças é pouco maior que uma moeda com apenas 1,64 mm de espessura e continua a ser até hoje, um dos calibres mais finos do mundo.

Toda a experiência da Maison também é expressa nos acabamentos do relógio, do polimento escovado da caixa, ao acabamento polido em pedra da luneta e aos subtis efeitos de luz que atuam no mostrador prateado com raios de sol.

Coleção Privada da Vacheron Constantin Heritage

Relógio de pulso com bracelete – 1958 (ref. 6264)

Concebido na década de 1950, quando a elegância voltou a estar em primeiro plano, este relógio redondo convencional ultra plano personificava o estilo clássico da Vacheron Constantin, oferecendo simultaneamente uma fiabilidade excecional. A ausência de decoração com elementos estranhos e o design controlado são tudo o que é necessário, desde que cada detalhe sirva para acentuar as linhas limpas e a beleza de um design intemporal.

Este relógio em ouro amarelo de 1958, conhecido como Referência 6264 e parte da coleção privada da Maison, serviu de inspiração para a coleção “Patrimony” com a sua abordagem deliberadamente minimalista. A coleção é inteiramente composta por relógios redondos que apostam decididamente no essencial, num estilo requintado que representa a sua força e charme. Este relógio é representado por um mostrador prateado pontuado apenas por índices radiantes. A caixa, que opta por uma ampla abertura no mostrador, está equipada com saliências muito curtas para não perturbar as formas delicadamente equilibradas e a elegância de um modelo semiplano típico desta época.

Para se ajustar ao formato estreito da caixa, este relógio apresenta um movimento de notável elegância; o movimento de corda manual calibre 1002, com segundos centrais.

Coleção Privada da Vacheron Constantin Heritage

Relógio de pulso com bracelete – 1976 (ref. 34001)

A referência 34001 oferece um design perfeitamente alinhado com as tendências artísticas da relojoaria dos anos 70: minimalismo estético, mostrador monocromático de um toque, asas e uma caixa fina. A ausência de decoração com elementos estranhos e o controlo do design são determinantes para acentuar as linhas limpas e a beleza de um design intemporal. Este relógio ultra plano personifica o estilo clássico da Vacheron Constantin, simultaneamente oferecendo enorme fiabilidade.

Este relógio está equipado com o calibre 1014, um movimento de corda manual ultrafino. Os seus acabamentos evidenciam a intransigência da Vacheron Constantin na abordagem à relojoaria mecânica, contando com a sofisticação estética como um dos seus maiores trunfos.

Coleção Privada da Vacheron Constantin Heritage

Relógio de pulso com bracelete – 2013 (ref. 89000)

A coleção Patrimony é um ícone de elegância intemporal. A sua foram circular única permite-lhe alojar todos os tipos de movimentos, desde os modelos mais simples até às complicações relojoeiras mais sofisticadas, divididas em duas linhas: Contemporary e Traditionnelle:

  • Patrimony Contemporary: a sofisticação e a elegância são transmitidas através da caixa esbelta, do design austero, das linhas vincadamente definidas e do ponteiro dos minutos com acabamento perolado.
  • Patrimony Traditionnelle: modelos com grandes complicações, ponteiros tipo dauphine, caixa e asas escalonadas, fundo canelado e ponteiro dos minutos perimetral ao estilo caminho-de ferro.

Este Traditionnelle Tourbillon 14 dias “Collection Excellence Platine” lançado em 2013, é a quintessência de todos os valores estéticos da linha Traditionnelle.

Coleção Privada da Vacheron Constantin Heritage

Relógio de pulso com bracelete – 2015 (ref. 4000U)

Na Vacheron Constantin, a técnica está comprometida com a elegância. Desde a sua fundação em 1755, que a Maison cultiva o requinte dos seus relógios como uma forma de arte, de acordo com um dos princípios da Bauhaus: “Less is More”. E isto reflete-se no Patrimony em ouro rosa com indicação retrógrada da data e do dia e mostrador opalino em tons prata.

Com a sua rara combinação de complicações retrógradas, evocando as indicações iconoclastas dos anos 20 e 30, este relógio de 2015 distingue-se pela sua excelência.

O relógio referência 47245, o verdadeiro porta-estandarte dos relógios de pulso Vacheron Constantin com indicação retrógrada da data nos anos 2000, foi apresentado por ocasião do 245º aniversário da Maison, e apresentava uma indicação retrógrada da data e a indicação do dia através de um mostrador auxiliar às 6 horas e de um ponteiro com movimento contínuo.

Coleção Privada da Vacheron Constantin Heritage

Relógio de pulso – 2016 (ref. 85515)

Desde 2004, a linha Patrimony representa uma relojoaria intemporal que consegue o equilíbrio perfeito entre classicismo e modernidade. Este modelo de 2014, Patrimony referência 85515, é um relógio de corda automática apresentado numa caixa de 36,5mm de diâmetro, especialmente criada para esta linha icónica da Vacheron Constantin e destinada a embelezar os pulsos das mulheres.

Cravejado de diamantes, em ouro branco, este relógio Patrimony de corda automática constitui um triunfo inequívoco da elegância com o seu aspeto decididamente feminino.

Este design minimalista, adequado tanta para o dia como para a noite, é combinado com uma bracelete integrada.

Coleção Privada da Vacheron Constantin Heritage

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção