O Boticário apresenta até 22 de junho, no LX Factory, em Lisboa, a instalação “Extinto”, uma iniciativa que alia perfumaria e sustentabilidade com o objetivo de alertar para a urgência da preservação ambiental. A exposição, de entrada gratuita, está aberta ao público diariamente das 11h às 20h e convida os visitantes a refletir sobre a destruição de ecossistemas através do olfato, “o sentido mais emocional e evocativo”, segundo a marca.
A instalação dá a conhecer cinco fragrâncias exclusivas, não comercializadas, desenvolvidas com tecnologia headspace — uma técnica que permite capturar a “memória olfativa” de ambientes naturais ainda intactos. Estas fragrâncias representam biomas ameaçados pela ação humana e pela poluição: a Mata de Guanabara, no Brasil; o Jasmim Sambac, da Índia; Madagascar, em África; East Arnhem, na Austrália; e Calábria, em Itália.
“Queremos provocar uma reflexão sensorial sobre o impacto das nossas escolhas no planeta”, refere O Boticário em comunicado. Para isso, a marca reuniu perfumistas e especialistas em botânica com o intuito de recriar os aromas de ecossistemas que poderão desaparecer. Através desta experiência, a empresa pretende aproximar o público da natureza e reforçar a importância da sua preservação.
A exposição oferece, assim, uma experiência imersiva que cruza ciência, arte e consciência ambiental, convidando os visitantes a pensar no futuro da biodiversidade.
Mais informações em https://www.oboticario.pt/en/collections/extinto