PUB
PUB
Notícias
Tiago Stock vence Capítulo Perfeito powered by Billabong
Tiago Stock - Capítulo Perfeito powered by Billabong
Redação Lux em 21 de Fevereiro de 2024 às 18:42

O português Tiago Stock venceu esta tarde a 10ª edição do Capítulo Perfeito powered by Billabong na praia de Carcavelos, em Cascais, derrotando na final Rob Machado (2º), Dylan Graves (3º) e Balaram Stack (4º). 

Com sets sólidos de 2 metros e o vento offshore a fazer-se sentir especialmente da parte da tarde, Carcavelos foi mais uma vez palco desta competição especial de tubos, com mais de 20 mil pessoas a deslocarem-se à praia para assistir ao vivo às performances de alguns dos melhores tube riders do país e do mundo. Ao longo do dia, viram-se algumas pranchas serem partidas pela força do mar, com os melhores atletas em prova a recorrem a uma criteriosa seleção de ondas para conseguirem avançar na competição.

Naquela que foi a sua estreia no Capítulo Perfeito powered by Billabong, Tiago Stock beneficiou do conhecimento especial que tem da praia onde aprendeu a surfar para escolher os melhores tubos, perante uma multidão apoteótica que não conteve a emoção na hora de celebrar a vitória do surfista local de Carcavelos. Com este triunfo, Stock, de apenas 18 anos, açambarcou o cheque da vitória no valor de 20.000 euros e tornou-se no primeiro trialista a conquistar o evento, ele que foi também o vencedor da prova de triagem que decorreu na mesma praia em janeiro. 

“Foi um dia incrível, com bom tempo, boas ondas e a praia cheia de gente para nos ver. Estou muito contente por ter começado bem a final e ter conseguido manter a vantagem até ao fim. Vencer em casa, rodeado da minha família e amigos, é um sonho tornado realidade. Sinto que atingi o auge e espero que venham muitos mais momentos como este”, disse o vencedor. 

O domínio dos surfistas locais estendeu-se igualmente à nova geração, com Salvador Vala a vencer o New Generation Special Heat depois de, com apenas 16 anos, ter alcançado as meias-finais da prova principal. Uma onda na casa do excelente (8.25 pontos em 10 possíveis) colocou o também surfista de Carcavelos na liderança destacada da bateria, superiorizando-se a Salvador Catarino (2º), Jaime Veselko(3º), Martim Fortes (4º) e Simão Prazeres (5º). Pela vitória, Vala foi contemplado com um prémio de 1.000 euros da cidade_fm, um cheque-viagem de 500€ da Globalis e uma estadia de 7 dias no Hiddenbay Resort nas ilhas Mentawai, na Indonésia. O jovem surfista foi ainda distinguido com o prémio de Maior Wipeout by Nixon no valor de 500 euros. 

Para a organização, esta foi uma forma especial de celebrar o 10ª aniversário do evento, com dois surfistas locais a brilharem perante a multidão que encheu o areal de Carcavelos. 

“Consideramos que a nossa missão foi cumprida. O offshore não entrou tanto como queríamos, mas ficamos contentes por ter havido pelo menos um bom tubo em todos os heats e várias notas acima da média. Recebemos uma lenda como o Rob Machado e escrevemos história com a vitória de um herói local, que veio dos Trials para ganhar o evento. O feedback que tive ao longo do dia foi de que só existem dois campeonatos com uma moldura humana como a que tivemos hoje em Carcavelos, as provas do circuito mundial do Rio de Janeiro e de Peniche”, afirmou Rui Costa, organizador do Capítulo Perfeito powered by Billabong. 

Quem também esteve em grande evidência foi o brasileiro Bruno Santos, protagonista da melhor onda (9.90 pontos) e melhor pontuação combinada (16,90 pontos) de toda a competição logo no primeiro heat do dia. Santos conquistou, assim, os prémios Best Tube by 58SURF no valor de 2500 euros e Best Score by Go Chill no valor de 2000 euros, honrando da melhor forma o convite que lhe foi dirigido enquanto ex-campeão do evento (2015). 

Entre os surfistas, destaque ainda para o brasileiro Lucas Chianca, que pela sua atitude e consistência nos poderosos tubos de Carcavelos conquistou o prémio Ricardo dos Santos Atitude by Corona no valor de 2000 euros, alcançado as meias-finais. 

Uma última menção honrosa é devida a Francisca Veselko, atual bicampeã nacional, que apesar de não ter avançado para além da ronda de repescagem, onde inclusivamente partiu a prancha ao tentar completar um tubo, fez história ao tornar-se na primeira mulher a competir no Capítulo Perfeito powered by Billabong. 

Da lista de surfistas que disputaram a 10ª edição do Capítulo Perfeito powered by Billabong fizeram Anthony Walsh, Aritz Aranburu, João Maria Mendonça, Nathan Hedge, Nic von Rupp, Pedro Boonman, Tiago Pires e William Alliotti. 

 

 

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção