PUB
PUB
Notícias
. em 22 de Novembro de 2023 às 16:30
Bacalhau da Islândia convidou vencedores do concurso de cozinha organizado com as Escolas do Turismo de Portugal

Os alunos vencedores da segunda edição do concurso de Escola de Cozinha do Bacalhau da Islândia (CECBI) foram convidados para uma viagem gastronómica sensorial pelas maravilhas naturais da Islândia.

O vencedor do concurso realizado na Escola de Turismo de Portalegre no passado mês de março – Gonçalo Gaspar e o seu professor – João Antunes -, da Escola de Hotelaria do Turismo de Portugal de Lisboa tiveram o privilégio de visitar a Islândia e apresentar o seu prato vencedor na companhia dos vencedores do mesmo concurso realizado em Itália e em Espanha.

No dia seguinte ao evento de apresentação, o grupo dirigiu-se para as Ilhas Vestman, onde os alunos tiveram a oportunidade de explorar a transformação de peixe salgado em VSV e de embarcar em autênticos barcos de pesca, bem como de saborear deliciosos pratos em prestigiados restaurantes da ilha. Esta experiência permitiu-lhes conhecer os métodos tradicionais que têm sido cuidadosamente transmitidos de geração em geração e a pesca sustentável do bacalhau nas águas islandesas. Durante a estadia na Islândia, os alunos puderam também apreciar os incríveis recantos da ilha, também conhecida como "a terra do fogo e do gelo", graças à sua combinação única de glaciares e vulcões. Visitaram o famoso "Círculo Dourado", um circuito que consolidou a sua notoriedade a nível internacional.

A Islândia é um destino onde a natureza e a cultura se entrelaçam de forma fascinante, e o seu património culinário, centrado no bacalhau, é um testemunho da sua rica tradição gastronómica. O seu património culinário, centrado no bacalhau, é um testemunho da sua rica tradição gastronómica.

O caminho do CECBI III

Este empolgante projeto é o resultado da colaboração entre a Associação Islandesa de Produtores de Bacalhau Salgado (ISF) e a Promote Icelande (Íslandsstofa), com o apoio do governo islandês. Sendo que para eles, o bacalhau é um pilar fundamental da cultura, da gastronomia e da economia da Islândia, e este concurso tem por objetivo descobrir jovens talentos culinários e incentivar a criatividade na preparação de receitas com este ingrediente de renome.

Kristinn, membro do Iceland Cod, comentou o impacto deste concurso: "a segunda edição do Concurso da Escola de Culinária do Bacalhau da Islândia demonstrou mais uma vez que o bacalhau é muito mais do que um simples ingrediente; é uma fonte de inspiração e um elo de ligação entre as diversas culturas culinárias de todo o mundo”. Além disso, Kristinn confirmou que a terceira edição do concurso está prestes a começar e que está ansioso por conhecer os próximos jovens cozinheiros promissores.

Sobre o Bacalhau da Islândia

 O Bacalhau da Islândia é um projeto criado pela Associação de Produtores de Bacalhau da Islândia (ISF) e pela Promote Iceland (Íslandsstofa), com o apoio do governo islandês. Os pilares do projeto são a qualidade, a tradição, a pureza e a pesca responsável, e o seu objetivo é reforçar a boa imagem dos produtos de peixe curado islandeses nos seus principais mercados (Espanha, Itália e Portugal), promovendo a sua origem e elevada qualidade, que provém de fontes sustentáveis dos mares.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção