PUB
PUB
Notícias
Redação Lux em 22 de Novembro de 2024 às 17:00
XXIII Edição do Hospital dos Pequeninos

O Hospital dos Pequeninos é um projeto anual concretizado com muito carinho pela Comissão Organizadora deste projeto e pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) e que este ano já vai na sua XXIII Edição, tendo com o tema “Hospital dos Pequeninos no Fundo do Mar”.

Este projeto sem fins lucrativos, tendo sido aliás o primeiro deste género no país, destina-se a crianças entre os 3 e os 10 anos de idade e tem como objetivo reduzir a ansiedade que estas sentem quando na presença de um profissional de saúde, seja em consulta ou em contexto intra-hospitalar. A ideia é que, ao simular um ambiente hospitalar amigável e acessível, as crianças possam ver o hospital de forma mais leve e descontraída, associando a experiência a algo positivo e seguro. O circuito é composto por várias estações que simulam esse mesmo ambiente: começando na sala de espera, onde se preparam jogos, música e brincadeiras, passando pela triagem, análises e desinfeção, não esquecendo a consulta e a cirurgia.

O projeto foi iniciado pela EMSA (European Medical Students' Association), organização constituída por várias Associações de Estudantes do espaço europeu, sendo que conta com edições semelhantes em países como Suécia, Alemanha, Áustria, Croácia e Reino Unido. Para este ano, a Comissão Organizadora propõe o tema “No Fundo do Mar”, que conta com muitos elementos marinhos e procura também aliar ao objetivo principal do projeto um alerta para os pequeninos e para os pais sobre a sustentabilidade e para sermos mais amigos dos oceanos. Como já vem sendo comum do projeto, o foco é mesmo centrado na aposta na literacia em saúde dos mais novos e procurar aproximá-los do “senhor doutor”, sensibilizando-os para a importância dos cuidados de saúde, por via dos brinquedos e com uma abordagem em simultâneo, muito divertida e educativa.

A edição deste ano do Hospital dos Pequeninos irá decorrer em 2 grandes momentos: para as escolas, entre os próximos dias 25 a 29 de novembro no Refeitório I dos Serviços de Acção Social da Universidade de Lisboa (vulgo "Cantina Velha da UL"); e um fim de semana dedicado às famílias no Pavilhão do Conhecimento nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, com entrada livre e gratuita no Hospital dos Pequeninos a decorrer no átrio (a entrada gratuita não inclui acesso à área expositiva, senda a mesma apenas acessível mediante bilhete pago).

Para os dois eventos de novembro, espera-se a participação de mais de 3.000 crianças, que visitarão o Hospital dos Pequeninos, ou organizadas em grupos da sua escola, com marcação prévia, contando com escolas de toda a região, ou acompanhadas pelos pais, avós, tios ou encarregados de educação, durante fim de semana aberto às famílias, no Pavilhão do Conhecimento.

Outro aspeto bastante importante deste projeto é ainda a sua componente social - desde 2016, que o Hospital dos Pequeninos seleciona anualmente instituições de solidariedade social dedicadas às crianças e/ou de cariz humanitário para apoiar, dando a oportunidade de participar ativamente no projeto durante o fim de semana do Pavilhão do Conhecimento , para além de receber donativos e bens recolhidos durante as semanas que antecedem o Hospital dos Pequeninos.

Para a edição XXIII, a instituição escolhida foi a Associação Sol, uma instituição com já mais de 30 anos de trabalho para assegurar a continuidade de cuidados/apoio social a crianças/jovens que vivem com infeção por VIH/SIDA, sem retaguarda familiar ou cuja família não possui condições sociais, económicas, habitacionais ou emocionais, apoiando-as, através de um acompanhamento biopsicossocial e assegurando as suas necessidades básicas. Este projeto conta com o apoio de estudantes de Medicina e Ciências da Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), mas também de estudantes de faculdades parceiras nas áreas de Psicologia, Ciências Farmacêuticas e Medicina Dentária, que dedicam uma parte do seu tempo e entusiasmo à organização e concretização de cada edição, colaborando na sua realização e demonstrando o seu compromisso com a comunidade e com a educação infantil.

A interação direta entre os futuros profissionais de saúde e os pequenos visitantes proporciona uma experiência enriquecedora, tanto para os estudantes, que desenvolvem competências comunicacionais e de empatia, quanto para as crianças. Por outro lado, será uma mais-valia para os estudantes universitários que aprendem assim, não só a criar e a desenvolver projetos extracurriculares , como também a interagir com as crianças. O trabalho desenvolvido pelos estudantes nesta atividade facilita o trabalho dos pediatras e dos próprios estudantes, já que a passagem das crianças pelo Hospital dos Pequeninos permite que estas percebam que uma ida ao hospital não tem que ser necessariamente má e que, mais importante que tudo, permite que saiam de lá saudáveis e mais felizes.

No final, cada criança sai com uma nova visão sobre o hospital, a compreender que ir ao médico não precisa de ser motivo de preocupação, mas sim uma experiência de bem-estar e segurança. Para participar, basta que cada criança leve consigo um boneco ou peluche que necessite de cuidados (muitas vezes sendo “muitos abraços e beijinhos” o melhor medicamento) e esteja pronta para explorar o fundo do mar num “hospital” onde a imaginação e a aprendizagem andam de mãos dadas.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção