PUB
PUB
Notícias
. em 23 de Junho de 2025 às 15:32
Entrevista: Christian Humbert é o Diretor-Geral do W Algarve, desde março de 2024
1/2 - Christian Humbert é o Diretor-Geral do W Algarve, desde março de 2024
2/2 - Christian Humbert é o Diretor-Geral do W Algarve, desde março de 2024

O W Algarve, unidade hoteleira localizada na costa sul de Portugal, anunciou, em março do ano passado, a nomeação de Christian Humbert como o seu novo Diretor-Geral. Com mais de 20 anos de experiência na hotelaria de luxo, Humbert assumiu o cargo dois anos após a abertura do hotel, apoiando o desafio da marca de consolidação da sua operação no mercado nacional.

A carreira internacional de Christian Humbert desenvolveu-se sobretudo na Ásia, onde desempenhou funções de liderança em unidades de prestígio. Entre os cargos que ocupou destacam-se o de Diretor de Vendas e Marketing nos hotéis The St. Regis Beijing e The St. Regis Bali Resort, bem como o de Diretor do Hotel em várias propriedades do grupo W. Em 2016, liderou o processo de pré-abertura e posicionamento do W Shanghai – The Bund, tendo posteriormente assumido o cargo de Diretor-Geral no The Ritz-Carlton Shanghai, Pudong.

O regresso de Humbert à marca W acontece quase 10 anos mais tarde, em Portugal, com a missão de reforçar o posicionamento do W Algarve num dos destinos turísticos mais procurados da Europa.

“O estilo de liderança de Christian Humbert, que motiva os colaboradores a proporcionar experiências de luxo excecionais aos seus hóspedes, em combinação com a sua sólida experiência operacional, contribui para elevados níveis de retorno”, lê-se no comunicado divulgado pela unidade.

1. Depois de vários anos a liderar projetos na Ásia, o que o motivou a aceitar o desafio de dirigir o W Algarve e regressar à Europa? Eu adoro a Ásia e os 20 anos em que estive lá foram extremamente enriquecedores, tanto a nível profissional como pessoal. No entanto, depois de todo este tempo, comecei a sentir a necessidade de regressar à Europa e estar mais perto das minhas raízes. Sabia que o setor do turismo estava a crescer exponencialmente por cá e percebi que as oportunidades eram cada vez maiores. Por isso, quando surgiu esta possibilidade de vir para o W Algarve, que me permitia continuar em contacto com um grupo do qual já tinha feito parte, foi impossível recusar.

2. A sua trajetória passou por marcas icónicas como The St. Regis e The Ritz-Carlton. Que aprendizagens fundamentais traz dessas experiências para o W Algarve? Trabalhar nestes hotéis emblemáticos ensinou-me a importância de oferecer um serviço excelente, garantindo que nada falha e que cada cliente tenha uma experiência que exceda as suas expectativas. Para isso, é fundamental proporcionar uma estadia personalizada, atenta a todos os detalhes e informações que recolhemos sobre cada hóspede. Quando esta atenção se alia à eficiência e ao rigor, atinge-se o serviço de excelência, e é precisamente este processo, cultura e storytelling que tento trazer para o W Algarve.

3. Como descreve a sua filosofia de liderança e de que forma pretende aplicá-la nesta fase do hotel? A minha filosofia de liderança assenta em cinco pilares: auto-gestão, orientação, empatia e valorização, desenvolvimento de talentos e gestão de mudança. No meu dia a dia no hotel, aplico estes princípios ao regular as minhas emoções e decisões, fornecer aos colaboradores orientações consistentes e claras, partilhar feedback positivo, analisar os fatores de sucesso e lidar com possíveis resistências associadas a mudanças.

4. Liderou a abertura do W Shanghai – The Bund. Que aprendizagens de uma pré-abertura traz agora para uma unidade já em funcionamento, como o W Algarve? Quando estive no W Shanghai – The Bund, fui responsável não só pela pré-abertura do espaço, mas também pela definição do seu posicionamento enquanto hotel de luxury lifestyle. No caso do W Algarve, este posicionamento já estava definido. Por isso, o meu trabalho passa mais por consolidá-lo e acrescentar-lhe ainda mais valor e diferenciação. O W Algarve não é apenas um hotel de luxury lifestyle, mas tem experiências e ofertas excecionais, que o tornam único neste setor - tanto a nível nacional como internacional.

5. Em poucos anos, o W Algarve conquistou notoriedade no panorama da hotelaria de luxo em Portugal. Quais são os seus objetivos para consolidar e expandir esse posicionamento? Tal como referi anteriormente, para reforçar e elevar este posicionamento, apostamos na inovação e criação de experiências autênticas. Temos o objetivo de que cada hóspede fique a conhecer o que o Algarve tem de mais único, mas que também tenha uma estadia totalmente personalizada aos seus interesses e preferências.

Além disso, trabalhamos continuamente na expansão da nossa presença e acessibilidade a cada vez mais mercados. Por exemplo, recentemente estivemos presentes num evento da United Airlines para comemorar a abertura de uma nova rota Newark - Faro. Esta ligação representa um marco muito importante para o nosso hotel porque nos aproxima ainda mais do mercado da América do Norte, que é bastante relevante para nós.

6. Como enxerga o equilíbrio entre a identidade global da marca W Hotels e as particularidades culturais e turísticas da região do Algarve? A marca W é irreverente, sofisticada e cosmopolita, mas grande parte da sua essência está na capacidade de se adaptar aos contextos locais em que está presente. Aliás, é precisamente esta adaptação que permite que cada um dos seus hotéis seja tão único.

No W Algarve, acontece exatamente isto. Procuramos um equilíbrio entre a identidade global da marca e a riqueza cultural da região. A nossa linguagem, os materiais de comunicação e o posicionamento estão alinhados com a marca W, mas elementos como a nossa decoração, menus e experiências proporcionadas são inspirados na cultura algarvia e no melhor que esta região tem para oferecer. Há uma fusão perfeita entre o luxury lifestyle característico da marca e a autenticidade algarvia.

7. O setor do turismo de luxo está em constante evolução. Como é que o W Algarve pretende continuar a inovar e surpreender os seus hóspedes? Procuramos constantemente surpreender os nossos hóspedes estando atentos a todos os seus detalhes e necessidades e garantindo que, com essas informações, proporcionamos experiências altamente personalizadas. Esta abordagem faz parte do nosso ADN e filosofia "Whatever/Whenever", vivida intensamente por toda a nossa equipa. Esta filosofia foca-se em elevar a experiência de cada cliente, com pequenos gestos de personalização e um serviço que antecipa e assegura que todas as necessidades são respondidas.

8. Que papel acredita que a sua experiência internacional poderá desempenhar na atração de novos mercados para o W Algarve? Ao longo destes anos, as minhas experiências internacionais permitiram-me desenvolver uma rede de contactos sólida, que tem sido fundamental para me manter a par de novas dinâmicas e insights dos mercados.

A variedade de contextos, perspectivas e culturas com que trabalhei ajudam-me a compreender, a um nível mais profundo, as expectativas e necessidades dos vários perfis de viajantes que procuram o segmento de luxury lifestyle. Este conhecimento é essencial para determinar a melhor forma de atrair estes perfis para o hotel.

Além disso, as aprendizagens que fui adquirindo também fizeram com que se tornasse mais fácil para mim identificar futuras tendências, antecipar o que é que os mercados estratégicos procuram e garantir que o encontram no W Algarve.

9. De que forma pretende dar continuidade ao trabalho do seu antecessor, Cajetan Araújo, e que novas direções ou abordagens pensa implementar? O trabalho do Cajetan foi impressionante. Ele liderou o período de pré-abertura e abertura do W Algarve, e esteve sempre focado em trazer para o hotel o espírito e diretrizes da marca W.

Desde que assumi este cargo, em março de 2024, tenho procurado dar continuidade ao que já foi realizado, seguindo as guidelines W, mas também elevando continuamente a nossa oferta. Estou focado em garantir que nos mantemos fiéis tanto à nossa marca como ao contexto local em que nos encontramos, e ao que os nossos mercados-alvo procuram.

O W tem uma atitude muito única e queremos sempre marcar a nossa diferença no mercado, tanto a nível nacional como internacional.

10. Por fim, o que mais o entusiasma neste novo capítulo da sua carreira e quais são as suas principais metas a curto e médio prazo no W Algarve? O que mais me entusiasma nesta nova fase profissional é o enorme potencial do Algarve. As pessoas, a comida (sobretudo o peixe e o marisco), e as paisagens desta região continuam a fascinar-me. Por isso, acredito que a chegada de um W a esta zona abre portas para um enorme sucesso. E a verdade é que é o que está, aos poucos, a acontecer. Estamos a consolidar a nossa posição como uma referência no panorama nacional do turismo de luxo, mas também estamos cada vez mais presentes em canais e meios que nos aproximam do público internacional.

A curto prazo, o meu principal objetivo é reforçar o posicionamento da marca, ao desenvolver mais ofertas personalizadas que tornem as experiências no W Algarve ainda mais únicas. Já a médio prazo, pretendo fazer o W Algarve chegar a cada vez mais mercados estratégicos internacionais, consolidando o hotel como um destino de eleição de luxo em várias áreas do mundo.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção