No dia 1 de outubro abrirá portas o Viceroy at Ombria Algarve, o primeiro hotel da marca norte-americana Viceroy Hotels & Resorts no Sul da Europa, inserido no Ombria Algarve, o novo destino de luxo sustentável, localizado no concelho de Loulé a apenas 30 minutos do aeroporto de Faro e das praias algarvias.
Com vistas panorâmicas de 360 graus sobre uma paisagem tranquila de colinas verdes e ribeiras, este hotel de 5 estrelas convida a descobrir um outro Algarve, através de experiências enriquecedoras e autênticas com uma profunda ligação à cultura e tradição locais.
Com 141 unidades de alojamento, entre quartos, suites e apartamentos, ocupando uma área de 5,2 hectares do total de 153 hectares que compõem o Ombria Algarve e que disponibiliza também um campo de golfe de 18 buracos aberto desde 2023, e vários tipos de casas para venda, incluindo villas, townhouses e apartamentos.
O projeto de arquitetura do hotel ficou a cargo da WATG e da Promontorio, enquanto o design de interiores foi assinado pela Wimberly Interiors, que apostaram num estilo contemporâneo com destaque para peças de artesanato local. Composto por 24 edifícios, com uma torre e uma praça central, o design deste hotel reflete uma aldeia tradicional algarvia. Com várias tipologias, alguns dos quartos e apartamentos têm terraços, piscinas, varandas ou jacuzzis, bem como pequenas cozinhas.
“O Viceroy at Ombria Algarve representa um novo capítulo para a nossa marca, liderando o portefólio com uma perspetiva renovada sobre as experiências dos hóspedes - é maravilhoso ver a nossa visão para a marca começar a ganhar vida em Portugal. À medida que expandimos a nossa presença na Europa com esta nova abordagem, o nosso objetivo é criar uma forte ligação entre os nossos hóspedes e os destinos que estão a explorar”, refere Mark Keiser, President, Development da Viceroy.
Patrick Freeman, CEO do Ombria, declara que “o Ombria é uma autêntica celebração de Portugal e do Algarve, onde a cultura local, a história, o design e a beleza natural são o que nos define. A Viceroy e o seu foco na autenticidade e na experiência dos hóspedes é o parceiro perfeito para apresentar aos nossos primeiros hóspedes e proprietários tudo o que torna o Viceroy at Ombria Algarve inesquecível.”
O Viceroy at Ombria Algarve abrirá portas com quatro piscinas – três com água aquecida – e seis restaurantes, em que cada um deles é uma homenagem aos produtos da região, cultivados na horta e pomares do hotel ou adquiridos a produtores locais. O Café Central, situado na praça central desta aldeia recriada, apresenta-se como uma padaria portuguesa que oferece pastelaria caseira, como pastéis de nata e refeições ligeiras, onde o forno de lenha é protagonista. O Bellvino valoriza os produtos locais na sua forma mais simples e tradicional, destacando o queijo e o azeite, mas também charcutaria e vinhos. O Ombria Kitchen oferece refeições durante todo o dia num espaço familiar, com uma cozinha aberta e um ambiente descontraído. Um restaurante tradicional português com pratos reinventados, com produtos sazonais, servidos em loiça de barro fabricada na região. O Solalua, que significa “do sol à lua”, oferece pratos e cocktails criativos e inovadores, num ambiente vibrante. O Casa & Fora, localizado no clubhouse, será o ponto de encontro dos amantes de golfe. Com o seu espaçoso terraço e um menu descontraído, que destaca as cervejas artesanais portuguesas. O Salpico é o bar da piscina e as suas sugestões frescas e ligeiras são ideais para os dias quentes de verão.
A estas valências junta-se um kids club, com uma área interior e exterior e um centro de conferências com um salão de eventos e 3 salas de reunião. O Spa by Viceroy, de cariz holístico, equipado com uma piscina termal interior e outra exterior, oito salas de tratamento, cabeleireiro e barbeiro, abrirá no início de 2025. Desde a Praça Central até às vistas dos famosos pomares de citrinos e figueiras da região, o Viceroy at Ombria Algarve oferece um refúgio sereno para além da costa algarvia.
O hotel proporciona, também, um conjunto de experiências conduzidas por habitantes da região. Extração do mel, passeios a cavalo e piqueniques, exploração de trilhos para caminhadas e ciclismo, assim como observação de aves, são algumas das atividades que os hóspedes podem vivenciar. Outras experiências incluem provas de vinho e azeite, passeios de barco, aulas de fabrico de pão e de olaria.
Detido pelo Pontos Group, um family office finlandês, o Ombria pretende ser pioneiro de uma nova geração de destinos, em que a autenticidade e a sustentabilidade ambiental e social, bem como a integração com a comunidade local, formam os pilares fundamentais. Inserido numa paisagem natural com total respeito pela biodiversidade e pelo ecossistema, o grupo apostou na criação de um viveiro de plantas, que assegurará o desenvolvimento e crescimento de espécies locais e a preservação da fauna e flora existentes, enquanto mais de 700 azinheiras foram plantadas e 1 800 metros lineares de habitat fluvial foram restaurados. O campo de golfe, reconhecido com uma certificação da GEO Foundation, oferece uma experiência de golfe verdadeiramente autêntica, onde a natureza se encontra totalmente integrada na experiência de jogo de forma a proporcionar um desafio e cenários verdadeiramente únicos. No hotel Viceroy at Ombria Algarve, o promotor privilegiou técnicas de arquitetura bioclimática para aproveitar as condições climáticas do Algarve, assim como a instalação de um inovador sistema de geotermia de baixa profundidade.