Desvio é o novo projeto de formação, pesquisa e criação em cerâmica, que Sofia Santo abriu ao público, em Cascais, no dia 17 de outubro. Depois de uma década de carreira na área social, precedida da formação na Universidade Católica, Sofia Santo lança um espaço de criação e aprendizagem para todos aqueles que partilham o gosto pela cerâmica.
O Desvio afirma-se como uma marca que pretende acrescentar valor a esta arte, através da qualidade e singularidade das suas peças. A sua mentora perspetiva o novo espaço como laboratório de criação e aprendizagem, dotado de todos os materiais e equipamentos de qualidade necessários para aqueles que partilham o gosto pela cerâmica. Estando sediados na vila de Cascais e é partir dali que pretendem exibir as criações realizadas in situ.
O Desvio projeta acrescentar valor à criação cerâmica, através da qualidade e singularidade das peças que ali se idealizem, desenhem, moldem e trabalhem, num processo complexo e apaixonante. A criação única, as colaborações com artistas contemporâneos e com outros artesãos e ofícios, são uma meta nacional que se pretende global.
Pretende a sua promotora que o Desvio seja uma referência em Cascais, ao nível do desenvolvimento cultural e social, integrando arte, sustentabilidade e comunidade. Indo o seu compromisso cultural para lá da produção de peças, valorizando a criatividade e o envolvimento da comunidade local em projetos e exposições, promovendo o gosto pela arte na procura de uma nova geração de ceramistas, envolvendo todas as idades.
O Desvio dispõe de um espaço de 144m2 devidamente equipado com 12 postos dedicados à exploração e aprendizagem, para além dos locais de trabalho da equipa Desvio, estantes em aço galvanizado para armazenamento e secagem e de uma zona de estar. Ao nível de equipamento técnico dispõe de dois fornos de alta temperatura (até 1320ºC) com capacidade de 80 e 190 litros, de uma cabine de vidragem com sistema de filtragem e tanque de sedimentação, de forma a reduzir o impacto ambiental. O atelier disponibiliza todas as ferramentas necessárias para a prática de técnicas de cerâmica manual.
O Desvio utiliza grês, uma pasta de alta temperatura extremamente resistente e que permite um vasto leque de propósitos. Para projetos específicos, a marca poderá utilizar outro tipo de pastas.