PUB
PUB
Notícias
. em 24 de Junho de 2025 às 16:00
Lawrence Weiner no Panteão Nacional

Criada um ano antes do falecimento do artista norte americano Lawrence Weiner, “Around the World”  pode ser lido como um olhar sobre a divisão do mundo, formalizado com o beneplácito papal entre os Reis Católicos e o Príncipe Perfeito, uma visão que ainda hoje enforma o globo, décadas depois do fim dos impérios coloniais de Espanha e Portugal.

A ligação de Lawrence Weiner a Portugal, iniciada pelo contacto com os pescadores lusodescendentes nos Estados Unidos, e intermediada por décadas de colaboração com a galerista lisboeta Cristina Guerra, que mantêm a representação do estate do artista, permitiu a colocação na superfície  das pilastras e pavimento do Panteão Nacional de um conjunto de esculturas tipográficas, onde as palavras se assumem como elementos com densidade própria, revelando possibilidades interpretativas dependentes do leitor.

A inauguração de 30 de maio, com a instalação de uma obra maior de um dos grandes nomes da arte conceptual, constituiu uma oportunidade singular para as centenas de convidados da Direção do Panteão Nacional, Sogrape, Galeria Cristina Guerra, e da Força Motriz, um contacto renovado por uma contextualização espacial inovadora. A inserção de uma obra contemporânea num espaço histórico e monumental, uma aliança improvável, em que ambos ganham um significado renovado.

O prestígio do artista, o peso simbólico do monumento e o empenho da galerista Cristina Guerra, que juntamente com Santiago Macias, diretor do Panteão, com a família do artista, representada pela viúva, Alice Weiner e a filha, Kirsten Weiner, se aliaram com D. André de Quiroga,  para viabilizar este projeto que estará patente até final de Agosto, mobilizaram a comunidade de artistas, colecionadores, curadores, imprensa e outros agentes culturais nacionais e estrangeiros, presentes na ARCO Lisboa, que incluiu  a exposição de Santa Engrácia no programa VIP.

A imprensa de Portugal e Espanha, galeristas de vários países, representantes da aristocracia, do mundo dos negócios e colecionadores internacionais reuniram-se no Panteão durante várias horas, celebrando a vida e obra de Lawrence Weiner, num evento glamouroso que reuniu o escol da comunidade da arte contemporânea a nata da sociedade europeia.         

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção