PUB
PUB
Notícias
Festival BANG! - Bruna Lombardi, Marcelo Rubens Paiva, José Pinhal Post Mortem Experience e José Milhazes
Festival BANG!
Redação Lux em 25 de Junho de 2025 às 14:15

À quinta edição, o Festival BANG! conta com Bruna Lombardi como um dos principais nomes em destaque. Estrela da Globo nos anos 80/90 e best-seller literária, Bruna Lombardi combina espiritualidade, poesia e motivação. Igual destaque para Marcelo Rubens Paiva, autor do livro que deu origem ao premiado filme "Ainda Estou Aqui". A obra, editada em 2022, começou por ser um livro dedicado à sua mãe, e acabou por se tornar num dos filmes mais marcantes do cinema brasileiro.

Passam também pelo festival nomes como José Milhazes e Dulce Garcia, com o novo livro de banda desenhada “A Mais Breve História da Rússia”; Filipe Andrade, um dos maiores ilustradores portugueses na Marvel; e ainda Wuant e Blunder com o projeto inovador Wunderland, que une música, banda desenhada e storytelling, criando uma experiência imersiva de fantasia e cultura pop. Ambos estarão presentes para uma sessão de autógrafos com os fãs.

Na música, José Pinhal Post Mortem Experience, promete animar a marginal do rio Douro, em frente ao Corpus Christi, espaço por onde passam ainda nomes como Almedina Ensemble, com bandas sonoras de Harry Potter e do universo da Disney; Violin Tales, que prometem uma viagem pelo universo de Senhor dos Anéis; e ainda DJ Higuita.

No concurso de Cosplay, a organização promete premiar os três primeiros classificados, sendo que o grande vencedor terá a oportunidade de assistir a um dos maiores eventos de cultura pop da Europa, o MCM London, recebendo a viagem e o bilhete de acesso ao evento.

Depois do sucesso do ano passado, a Brick Room será alargada para albergar uma exposição de construções LEGO® da autoria de Hugo Sampaio, com foco em figuras da cultura Pop e ainda um mercado com conjuntos LEGO® atuais e algumas relíquias mais difíceis de encontrar.

Na área da performance, tem honras de abertura do festival o espetáculo Alquimistas da Somnium Entertainment. Uma história de viajantes que percorrem terras longínquas, onde o saber é tão valioso quanto o ouro, em busca do maior segredo da existência: a Pedra Filosofal. Na Dança, destaque para a estreia de Blackout, um espetáculo com coreografia de Inês Pereira e interpretação de Carolina Pereira, Carolina Rocha, Carolina Souto e Sancha Fonseca, onde, através do movimento, se exploram os conflitos de uma mente em colapso. Espaço ainda para a K-Cultur powered by Culturdança, um grupo de dança dedicado a covers de coreografias de K-Pop.

Aposta ainda mais na programação infantojuvenil e no espaço BANG KIDS. O concurso de Cosplay passa a ter também uma versão para as crianças até aos 12 anos poderem participar, desde que acompanhadas por um adulto.

As novidades incluem um reforço na parceira com a Sharkcoders - primeira rede portuguesa de academias de programação, jogos e robótica para crianças e adolescentes - este ano com dois dias repletos de propostas, desde iniciação à impressão 3D, à programação e criação de APPs. Destaque ainda para uma sequência de apresentações relacionadas com temas como a cibersegurança, realidade aumentada e inteligência artificial.

A programação fica completa com propostas tão diversas como um workshop de stenciledges, aulas de esgrima medieval, ou um brunch literário. Mantêm-se espaços como a área de Gaming, o espaço Arcade com videojogos vintage, uma área de venda de livros, este ano com ainda mais livrarias e editoras presentes e o habitual Artist Alley, com venda de merchandising.

Organizado em parceria pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a Moléculas ao Rubro e a editora Saída de Emergência, o festival é de entrada gratuita, mas algumas atividades requerem inscrição prévia. Nas palavras do Presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, “o Festival BANG é um orgulho para Vila Nova de Gaia. Traz criatividade, inovação e talento ao nosso concelho, reforçando Gaia como um polo cultural dinâmico e aberto ao futuro. Agradecemos a todos os que tornam este evento possível e damos as boas-vindas a quem nos visita para celebrar a imaginação”. Toda a programação e mais informações em festival-bang.com

Mais informações festival-bang.com

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção