PUB
PUB
Nacional
Inês Laginha é a nova diretora artística do Jazz em Monserrate
Inês Laginha é a nova diretora artística do Jazz em Monserrate Foto: Divulgação
Redação Lux em 31 de Maio de 2024 às 14:14

De 6 a 28 de setembro, os sons do jazz voltam a unir-se ao exotismo do Parque de Monserrate, para proporcionar experiências únicas de partilha e de fruição artística. A apresentação do programa da 3ª edição do festival que aposta no diálogo entre música, património e natureza será no dia 8 de junho, sábado, e conta com um concerto do aclamado saxofonista espanhol Perico Sambeat, às 19h30, no relvado do Parque de Monserrate.

Antes do concerto, às 18h30, o programa completo do Jazz em Monserrate 2024 será apresentado à imprensa, na Sala da Música do Palácio de Monserrate. Inês Laginha, nova diretora artística do festival revelará todas as novidades desta terceira edição, seguindo-se uma conversa em torno do tema “O que é o jazz?” com a participação de alguns músicos que vão integrar o cartaz.

Compositora e docente na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Inês Laginha é, desde o final de 2017, diretora artística da Casa Bernardo Sassetti. Nesta instituição tem programado e produzido múltiplas iniciativas culturais, com destaque para o Festival de Jazz Bernardo Sassetti - um festival anual itinerante que visa levar a música jazz a todo o país. Agora, abraça, também, o projeto Jazz em Monserrate.

Este festival nasceu, em 2022, da enorme vontade de convidar o público a usufruir de um dos mais belos locais de contemplação do mundo, deixando-se deslumbrar pela emoção que só a música pode proporcionar e juntando-lhe a atmosfera descontraída e o contacto com a natureza para gerar memórias únicas, singulares e coletivas.

Conjugando a beleza de Monserrate com uma programação sólida e de grande qualidade, que tem percorrido as diversas correntes do jazz português contemporâneo e dialogado com outras artes como o cinema e a spoken word, o sucesso das duas primeiras edições demonstrou que o Jazz em Monserrate veio ocupar um espaço que havia por preencher. Pelo palco do festival já passaram nomes como Mário Laginha, Afonso Pais, Maria João, Carlos Bica, Filipe Raposo e Rita Maria.

Nesta terceira edição, abre-se ao mundo e conta com artistas nacionais e internacionais, numa confluência de experiências e culturas que são reflexo, quer da fusão de estilos arquitetónicos do palácio que preside ao grande relvado, quer do exótico jardim que acolhe esta experiência.

O Jazz em Monserrate é promovido pela Parques de Sintra e conta com o apoio da Câmara Municipal de Sintra. A Smooth FM é a rádio oficial do festival.

Mais informações e aquisição de bilhetes em www.jazzemmonserrate.pt

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção