PUB
PUB
Nacional
Redação Lux  com IP em 2 de Maio de 2010 às 09:00
Maria Barroso completa hoje 85 anos
Maria de Jesus Simões Barroso Soares faz hoje 85 anos. Aquela que foi primeira-dama de Portugal entre 1986 e 1996 nasceu na Fuzeta a 2 de Maio de 1925.

Enquanto primeira-dama afirmou-se na defesa dos valores da família, com intervenções várias nos países de língua oficial portuguesa.



Em 1995 presidiu à abertura do ciclo de realizações do Ano Internacional de Luta contra o Racismo, a Xenofobia, o Anti-Semitismo e a Exclusão social, e em 1997 foi Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa.

Possui duas licenciaturas: em Arte Dramática pela Escola de Teatro do Conservatório Nacional e em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade, instituição onde conheceu aquele que viria a ser o seu marido: Mário Soares.

Estreou-se em 1944 na peça «Aparências» de Jacinto Benavente, sob a direcção de Palmira Bastos. Posteriormente foi actriz no Teatro Nacional D. Maria II na companhia de Amélia Rey Colaço e Robles Monteiro.

No cinema conta algumas participações em filmes de Paulo Rocha (1966 - Mudar de Vida) e Manoel de Oliveira (1985 - Le Soulier de Satin, 1979 - Amor de Perdição, 1975 - Benilde ou a Virgem Mãe).

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção